O Que Significa Alimentação Saudável e Equilibrada?

Era a pergunta que me fazia sempre que alguém me dizia - Você tem uma alimentação saudável? E eu pensava: Acho que sim! Então porquê eu estava com obesidade? Eu não sabia. Logo, a minha alimentação e estilo de vida não eram saudáveis, nem equilibrados, pois andava em excessos ou falta de nutrientes. Então, se quiser perceber se vai no mesmo caminho, continue a ler.


Ahhh, se for como eu era. você também vai falar que não come fritos, ou só de vez em quando. Ou que, nem come assim tantos bolos, chocolates e etc. Ahaammm....sei! Eu não duvido porque também era assim. Mas, a questão aqui é que muitos dos seus hábitos podem estar te sabotando, começando pelas suas escolhas para o prato.

Nada disso tem haver consigo enquanto pessoa, gostos, aquilo que lhe é mais saboroso ou não, tem haver com as necessidades do seu organismo que neste momento está tão "viciado"numa má alimentação, que não consegue dar-te as melhores respostas, pois você não lhe está a dar tudo o que ele precisa para funcionar bem.

Em termos práticos: 





O aporte nutricional que encontra de 2000 calorias em alimentos que não são "naturais" é diferente e pobre, se comparado a 2000 calorias de alimentos naturais. A diferença é aquilo que o seu corpo precisa enquanto vitaminas, minerais, proteína, gordura, carboidratos e etc. 
A comida processada é estranha ao organismo humano e embora seja saborosa, engana-nos os sentidos, pois é carregada de açúcar, sal, sódio, conservantes, aditivos e muitos produtos químicos que fazem imenso mal para nós, causa-nos inflamações (celulite, inchaço e etc.), desregula os nossos hormônios e vicia o nosso cérebro, que acaba por pedir mais e mais, pois sempre irá faltar o peso nutricional para as células trabalharem bem, embora as calorias estejam todas lá. Por isso que é tão fácil ultrapassarmos as calorias diárias e ainda ficarmos com fome, no caso de comermos comidas processadas. O que não acontece com os alimentos naturais.

Já os alimentos naturais, cujas perguntas que você se deve fazer para saber se são ou não, eu falei AQUI, têm tudo aquilo que nós precisamos, e ainda curam-nos e protegem-nos de diversas doenças. Eles combatem estas doenças que os nossos pais e muitos de nós já possui, como obesidade, diabetes tipo 1, problemas de pressão arterial, entre outras como o maldito cancro (cancer).

Agora de onde vem o tal equilíbrio? Pois, eu também não sabia. 

Vem da combinação (diversidade) e equilíbrio dos grupos alimentares e distribuição nas diversas refeições diárias. 
E quais são? 
São os Macro (carboidratos, gordura ( boa - azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, manteiga naturais ( amêndoa, nozes, amendoim ) frutos secos, sementes e proteína) e Micro nutrientes (vitaminas, minerais). Só assim o seu corpo terá energia durante todo o dia, não ficará doente, fraco, debilitado com as diversas privações pelas quais o fazemos passar, desde água e boa comida - whole food.

É claro que para detalhar isso para você, eu teria que falar de cada um dos grupos, mas sempre posso deixar isso para outro post, com uma lista dos alimentos que mais ajudam o seu corpo a recuperar e ficar saudável, ok?

4 comentários:

Shinobu disse...

Eu acho que no fundo sei a teoria de ser saudável, chato é que nem sempre sou ahahah,
as vezes é difícil fugir dos alimentos processados. Eu na maioria das vezes opto pelo natural, mas há aquele 1%...
Beijinhos querida!

Unknown disse...

Olá Clênia :) Esta semana decidi que vou começar a adotar uma alimentação saudável pois sou culpada de adorar junk food e os bolos são a minha perdição! Apesar de ser magrinha, as minhas más escolhas alimentares começaram a notar-se em termos de celulite e espero que com esta mudança possa combater melhor esse problema bem como problemas gerais a nível de pele. Adorei o teu post e fico à espera de mais relacionados com o tema! beijinhos ;)

Unknown disse...

Olá Shinobu! Sei como isso é, mas acredite que, se não "chocar" o seu corpo, não terá as mudanças que deseja. Isso em todos os sentidos, desde a alimentação, mente, treino e comportamento como um todo. Os problemas que adquirimos que podem ser grandes ou pequenos na nossa vida não apareceram da noite para o dia, mas sim, desde que tornamos aquilo que deveria ser uma exceção, como regra.

Um beijinho lindona! E obrigada por ser sempre tão sincera.

Unknown disse...

Olá Terapia da Cosmética!

É minha querida, celulite e problemas de pele estão quase sempre relacionados com inflamações causadas pelo excesso de açúcar, por isso cortei geral o açúcar adicionado à comida e já estou numa fase de me livrar do adoçante. Estou quase lá! Isso é um processo, um dia de cada vez e um passo de cada vez, assim consegue ver o quanto é forte, o quanto vai evoluindo e como o seu corpo vai reagindo aos desafios que você lhe impõe.
Tente criar para si pequenos desafios semanais, como: 7 dias sem açúcar adicionado e observe as mudanças;
Um beijinho! Em breve trago mais dicas querida e obrigada por comentar, é um prazer saber que estamos juntas nisso também.

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015