#8 Months | Plateau and Rebounds



Há duas semanas que subia na balança e esta andava a gozar com a minha cara, malandra! O peso continuava o mesmo e por vezes até aumentava - Ohhh shit!

Isso só acontece quando algumas variáveis no nosso dia a dia não se alteram e o nosso corpo, super inteligente e adaptável, faz os seus ajustes e entra em modo de "estou confortável assim, deixe como está que está bom" ou, "já que quer me fazer passar fome again, vou guardar que é para você aprender"!

Falando de forma simples é assim, mas o que acontece lá dentro, é que o nosso corpo não é uma máquina de queimar gordura e depois de algum tempo o exercício deixa de ter o impacto inicial e a alimentação acaba por deixar-nos estagnados, ou mesmo por fazer exercício demais, comer demasiado ou de menos, como também dormir pouco.

Quando isso aconteceu a primeira vez fiquei desesperada, desmotivada e chorava porque não entendia, nem sabia o que fazer, pois teoricamente estava fazendo tudo bem e o meu corpo não estava respondendo, e porquê? Eu não sabia, agora sei.

Entre erros e acertos a conclusão é esta, tome nota se quer continuar a emagrecer:
  • Mude a alimentação, mas não crie déficit porque isso prejudica a queima de gordura, ou seja, se você está como todo o gás e está tudo bem, normalmente vai pensar em reduzir a comida para aumentar a queima - NOT! Não faça isso! O seu corpo vai parar de queimar porque não estará perfeitamente nutrido para continuar a queimar gordura e ainda a suprir todas as suas funções vitais. Ele não consegue, então entra em modo de sobrevivência e dá prioridade aos funcionamento do organismo.
  • Seja consistente nos exercícios! É importante! Mesmo sem o ponteiro da balança descer, você mantém o metabolismo a funcionar em condições. Mas, mude a intensidade, ou aumente as repetições dentro do mesmo tempo.
  • Se faz exercícios de alta intensidade, mantenha, mas mude o tipo de exercício em si. Se não faz, comece a fazer porque o seu corpo precisa ser desafiado diariamente ( aumente o seu batimento cardíaco! ) Confie na capacidade do seu corpo e dê tudo de si naqueles 15 minutinhos.
  • Você só precisa de 15-20 minutos por dia de treinos com alta intensidade! Parece pouco, mas não é, se você estiver perfeitamente concentrado nos movimentos que está a executar, na sua respiração, no controle de tudo e a dar o seu máximo até o fim deste tempo. Afinal, são só 15 minutos a dá-lhe forte!!! Você verá resultados em pouco tempo de mudança. Foco!
  • Mantenha-se hidratado! Parece balela mas, para emagrecer você tem que manter o seu organismo a todo o vapor e a água é o principal componente.

Agora como saí pela 2ª vez do tal Fitness Plateau? Pesei-me e nada do ponteiro baixar, então, nos 2 dias seguintes, fiz isso.


Se o seu gasto calórico diário é de 1500 calorias ( sem exercício físico, só para se manter vivo ), aumente para 2000 calorias. 
Mas, nada de comer bolos ok? É comida com cara de comida! 
Você vai inundar o seu corpo com bons alimentos e ele vai "relaxar" e "pensar" afinal eu não preciso mais armazenar, daí no 3º dia você volta a comer as tais calorias normais para sobreviver. 

Ahhh como eu sei que aquele alimento é denso de nutrientes, e não cheio de calorias e pobre de nutrientes? Fácil! 

Quando você olhar para o alimento, pergunte-se: De que é feita esta laranja? 
Se a resposta for: por ex.  Laranja. 
Você está no caminho certo, pois é um alimento natural, carregado de nutrientes, tem fibra, vitamina C, betacaroteno, açúcar natural, ou seja, carboidratos bons para o seu organismo. E o mais importante, não é uma mistura para fazer surgir um novo alimento. Tem apenas 1 "ingrediente", se é que me faço entender.

Se por outro lado, você se perguntar: De que é feito este pão? 
Verá que a resposta é: Farinha, leite, ovos, entre outros ingredientes cuja origem você nem sabe para quê serve, conservantes e etc. Uma mistura de ingredientes para criar um alimento que não nasce nas plantas.
Logo, esta não é uma boa escolha para o seu organismo, pois é um alimento processado, ou seja, um carboidrato simples, de rápida absorção e que necessitará de ser gasto imediatamente por si através de uma atividade física intensa (dependendo de quantas calorias ele tenha - será o tanto de calorias que terá que gastar para não acumular, como já sabe).

Assim fica fácil não fica?
Faça este exercício mental e não errará na hora de escolher aquilo que é mais saudável  para o seu corpo, pois ele interpreta os alimentos diferente da forma como pensamos neles, não há sentimentalismos com comida, há simplesmente necessidade nutricional.

Mas, você se perguntar - E os queijos, manteigas, leites e etc? 
O meu conselho e aquilo que aplico para mim é, verifique os rótulos e mesmo que compre algo industrializado, tenha o cuidado de escolher aquele que é menos processado possível, com no máximo 3 ingredientes. É assim que escolho!

A jornada é difícil, mas eu estou nesta luta também e tudo o que vou entendendo trago para vós como gostaria de ter sabido antes, assim não passaria tanta agonia. Mas, é assim mesmo, vamos que vamos!



foto 1. meu almoço de ontem (frango cozido, abacate, rúcula, azeite extra-virgem, vinagre e água a acompanhar).

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015