Five Ways To Be More Productive With Your Blog



Este sem dúvida é daqueles problemas que normalmente nos deparamos no nosso dia-a-dia e que precisamos tomar atenção sempre para continuarmos a ser produtivos.

Atualmente tudo à nossa volta chama-nos a atenção e tira-nos o foco do que realmente é importante no momento. Falo como quem usa a internet para quase tudo, sou um alvo e distraio-me facilmente se não estiver consciente do meu tempo ou se não tiver um objetivo pré-definido

Por isso, para começar a usar o meu tempo de forma mais eficiente eu decidi usar um blogger planner ( este é da Ana Garcês do Infinito Mais Um ) para manter o foco. Para quem tem um blog esta é uma ferramenta muito útil e como normalmente estamos conectados, convém sair para pensar, se é que me faço entender. A medida que vamos buscando ideias, temos espaço para apontar tudo e ir construindo um banco de dados para nunca faltar assunto para abordar. 



Outra coisa boa é criar um calendário mensal com espaço em cada dia para saber os posts dos dias, ou se não tiver um blog, escrever os tópicos sobre o que pretende fazer naquele dia.
Sim! Pode ser numa agenda, mas acho que nunca se adequaram às minhas necessidades e por isso, este tem sido o meu roteiro a seguir e como tem funcionado bem, não quero mudar. 

Fotografar bem é outra das coisas que tenho tentado melhorar simplesmente porque cada vez gosto mais desta arte e porque é uma das primeiras coisas que atrai alguém para o blog. Mais do que o texto, que também é importante, uma imagem fala mais do que mil palavras e por isso há que dar um boost e aprender mais.
Recentemente, compramos outra máquina fotográfica, uma full frame que faz diferença no resultado das fotos e que com a lente certa dar-te-à fotografias maravilhosas.
Com isso não vos quero dizer que afinal para ter melhores fotos precisa de uma máquina cara, isso na verdade foi algo que nos foi possível fazer, mas mais do que isso, você precisa de boa luz natural ou artificial e experimentar muito até conseguir tirar fotos com o impacto que procura. Não há milagres ok?

Outra coisa bastante importante é criarmos bom conteúdo. Este bom conteúdo tem que ter tudo haver com o seu público e os seus interesses, por isso, nem sempre conseguirá converter likes do facebook em likes no blog, por exemplo.
Um bom conteúdo nem sempre é um texto complexo, longo ou mesmo técnico. Este conteúdo precisa ser útil, descrever uma experiência e ter no fundo uma carga emotiva ou pessoal, sem que isso implique ser tal e qual um diário. O equilíbrio é sempre bom e para isso não há regras, se você não faz disso um modo de vida.
Acho que o que descreve bem um bom texto é ser quase como um relato, resumido, com informação importante q.b. e um bocadinho de humor ou mesmo a tal carga emotiva que faz com que o leitor identifique-se consigo de alguma forma.

Agora é hora de partilhar este conteúdo, mas para isso ser eficiente para si deve estabelecer um racio, normalmente uso um de 2:1, onde trabalho sempre mais horas para o meu blog do que nas redes sociais. Pois, engana-se quem pensa que, ao publicar o conteúdo no facebook, por exemplo, ele continua sendo seu, não não continua.
Por isso, acontecem situações onde publicamos lá assuntos e aquele "post" não é divulgado para nem metade dos nossos leitores. Isso porque a partir daquele momento o conteúdo não é mais seu, passa a ser do facebook e ele decide o alcance deste post, muitas vezes impingindo o pagamento de um valor para divulgar o "seu conteúdo"(que agora é dele), ou até "enganando você" com menos likes, ou seja, o tempo que passa lá partilhando está trabalhando para ele e não para si. Pense nisso!

Então, spam-ar as redes sociais com aquilo que criamos e tivemos trabalho para preparar é um engano, pois ou se tem um conteúdo que toda a gente quer ver ( daí a importância de todo o resto que eu disse anteriormente ) ou terá que ter paciência para ir divulgando de outra forma os seus posts. Mas, isso é assunto para outro post.


2 comentários:

Shinobu disse...

Pensei em fazer download do planner, mas depois comecei a pensar se o usaria e sinceramente sei que me ia baldar e depois sentir-me frustrada por estar a falhar mais uma vez. Como o meu blogue não é um negócio, ou pelo menos ainda não, a preocupação se calhar não é tão grande como alguém que precisa de cativar os leitores para viver. Vou continuar no meu modo relax, mas não nego que as tuas dicas parecem ser bastante boas e funcionais.
Beijinhos querida!
*

Unknown disse...

Sei como isso é! Esta sensação de, agora vou dar tudo e no fim, não conseguimos e o sentimento é de mais uma desistência. O meu blog também não é um modo de vida, mas quero ser mais consistente nas publicações e por isso quis ter o planner, e ele tem me ajudado, embora agora ande meio as voltas. Obrigada pelo carinho!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015