Current Skincare Obsessions




A palavra é mesmo esta. Obsessão com os cuidados de pele é o que sinto, desde uns tempos para cá e por isso, quero partilhar convosco para saber se sofrem do mesmo mal. Ou bem, afinal cuidados nunca são demais, não é mesmo?

As limpezas de pele querem-se frequentes e mais gentis do que o habitual, pois as peles sensíveis ressentem-se muito se você andar a esfregar demais, podendo causar danos.
Logo, tendo ou não pele sensível, a minha proposta é diferente e acho que vale a pena experimentar.

Pela manhã -



A pele precisa ser limpa de forma simples, por isso uso:

  • Uma espuma que é a base de clara de ovo que vai limpar, hidratar e fechar os poros. Como é um produto que já sai do recipiente em espuma você não precisa esfregar no rosto, basta massajar gentilmente e retirar com água morna e por fim, a última água deve ser fria. 
  • Seque com toalha macia, novamente, sem esfregar;
  • Aplique um tónico hidratante. Eu uso um tónico hidratante que vai refrescar a minha pele e torná-la mais receptiva aos cuidados que usarei de seguida. 


Nutrir a pele é importante, mas pela manhã é mais importante protegê-la, por isso uso:
  • Aplico sempre um sérum para evitar e tratar manchas solares no rosto e uso outro específico para os olhos à base de baba de caracol.
  • O creme para os olhos, também é a base de baba de caracol, pois este componente devolveu a pele da zona dos olhos o equilíbrio, afastando a sensibilidade que senti com o uso de outros componentes mais agressivos. Até as bolinhas de mília que tenho perto dos olhos a desaparecer, não sei se é por isso, mas estou feliz com o resultado.

Como vai aplicar maquiagem, torne esses cuidados simples com poucos passos, sem sobrecarregar a pele. Uma vez que as bases atuais já possuem hidratação suficiente, não precisa usar hidratante por baixo da base, no máximo um creme ligeiro, dependendo do seu tipo de pele, é claro.
Para o dia a dia, aplico um creme de dia leve que seca rápido e depois é hora de protegê-la.

A pele protegida é mais de meio caminho andado para evitar o envelhecimento precoce. Envelhecer é natural e irreversível, porém é preciso saber receber isso através dos cuidados adequados com o corpo e a mente.



Nos cuidados com o corpo, proteger a pele é fundamental para o seu organismo não sofra danos maiores, por isso uso:
  • Protetor solar 50+++ UVA e UVB;
  • Atenção que apenas o protetor 100% mineral é capaz de bloquear os raios UVB, aqueles que mancham a pele. Ele é normalmente branco, muito pigmentado e nós mulheres não gostamos de ver, mas apenas este é capaz de bloquear os raios nocivos que queimam a pele a 100%. 
  • Tudo depende do ambiente em que trabalha e que vai expor a sua pele, se trabalha num escritório e passa o dia na frente de um computador, com luzes fluorescentes. Usar um protetor solar citadino UVA alto e UVB, é perfeitamente aceitável e resulta lindamente. 
  • Agora se trabalha lá fora e expõe-se demasiado ao sol, deve desconsiderar os protetores transparentes e cobrir a pele, no sentido de preservá-la ao máximo.

Sei que isto é tudo muito relativo e em breve trarei mais detalhes sobre isso, porque acho importante mostrar e partilhar como escolho determinados protetores, no caso, para determinadas situações.



À noite, a história das limpezas e tratamento da pele muda completamente. Neste caso a limpeza quer-se profunda e específica, dia após dia, com algumas trocas pelo caminho.

Por norma todas as noites, antes de tocar no rosto:
  • Lavo bem as mãos, pois ao chegarmos da rua não sabemos o que as nossas mãos trazem consigo e por esse motivo, a higiene é imprescindível para começar.
Depois é hora de desmaquilhar:




  •  
  • Para retirar a maquiagem, uso desmaquilhante em bálsamo ou óleo, pois é mais gentil e        dissolve a maquiagem, à prova de água, sem agredir a pele. Ou posso usar um desmaquilhante em creme também. (Mas, eu tenho pele oleosa! Não interessa! É a forma mais gentil de retirar a maquiagem, independente dos seus problemas.)
  • Nunca uso lenços humedecidos ou discos de algodão com desmaquilhantes; Por que? Porque depois de um dia usando maquiagem a nossa pele está repleta de bactérias e ao encostar os discos ou lenços para remover a maquiagem, acabamos por empurrar estas impurezas para dentro da pele, causando entupimento dos poros e até a proliferação destas bactérias, acne ou outras inflamações.
  • Retiro o desmaquilhante com água morna;
  • Uso uma toalhinha molhada com água morna para remover o excesso e vou lavando a mesma até retirar tudo do rosto.
  • Só neste momento é que removo restos de máscara de pestana com desmaquilhante bifásico, com meio disco de algodão.
  • Se for preciso repito o processo até que não haja mais maquiagem.
  • É hora de esfoliar a pele. Nem sempre o faço, pelo menos 2 vezes por semana, com algo bem gentil e que retirar a pele morta e restos de produto que possam ainda existir sobre a pele.
  • Agora lavo com a mesma espuma que usei pela manhã, seco o rosto do mesmo jeito e tonifico.
Para nutrir a pele ou tratar é preciso saber como ela está neste momento. Normalmente, se hidratei profundamente no dia anterior e vejo que tenho manchas, vou tratar a mancha e não hidrato. Apenas nos olhos é que aplico hidratante.

Se for tratar, uso ácido ou produtos para tratar o que eu desejar.
Se for nutrir misturo os cremes noturnos com gotas de óleo e faço uma máscara para passar a noite.



Pela manhã vejo os resultados, se acertei, a pele estará luminosa, rica, cheia de viço, sem olheiras de cansaço ou borbulhas. Se errei, tentarei corrigir os cuidados e tratar o que estiver mal.

Por mais que queiramos ter uma pele perfeita depois dos trinta, às vezes, isso é um jogo entre errar e acertar. Ou porque sofremos alterações hormonais durante o mês, ou porque descuidamos na limpeza, ou na proteção e até na nutrição. Daí começamos tudo novamente e aprendemos a amar cada vez mais aquilo que dedicamos tanto tempo a cuidar. Além de pensarmos de forma mais sensata sobre tudo, não como alguém realmente obssecado no sentido literal da palavra, mas sim como alguém preocupado com o seu bem-estar e saúde. 

Nos dias que correm uma das minhas "preocupações" é com uma rotina de cuidados de pele sem pressa, como a das mulheres coreanas, que normalmente passam 10 minutos para fazer a maquiagem e 50 minutos no mínimo a cuidar da pele. Enquanto, nós invertemos as prioridades e passamos mais tempo fazendo a maquiagem e menos cuidando da pele.

Depois disso, há muito o que pensar sobre as nossas prioridades, não acha? 

Com carinho,

Clênia Daniel.

1 comentário:

Carla Lima disse...

Não costumava ter muitos cuidados com a minha pele, mas de facto é necessário dar-lhe os cuidados que ela merece! Por isso é que as asiáticas têm uma pele invejável.
O post está muito bom :)

Beijinho, Carla.
AK Giveawy | http://www.alanaandkyra.com/giveaway-pimp-your-style/

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015