A motivação se expressa de diferentes maneiras, dependendo do seu humor, sucessos ou fracassos passados, nível de maturidade, influência das pessoas ao redor, suas atitudes e seu conhecimento, da vida e cultural.
Ela pode ser expressada de forma positiva ou negativamente, intrínseca ou extrínseca.
A motivação positiva seria o esforço de colocar-se em um salto aéreo para ganhar uma medalha olímpica, num exemplo hipotético. A motivação negativa seria o esforço de colocar-se em um salto aéreo por causa do medo de cair.
Uma motivação intrínseca seria estar ajudando uma instituição de caridade para alimentar a autossatisfação de ajudar aos outros. Uma motivação extrínseca seria estar ajudando a uma instituição de caridade para receber o louvor dos outros. A pergunta, então, é: o que o motiva? Muitas vezes não há tempo para reconhecer o que nos motiva. Se soubéssemos a fonte da nossa motivação, isto nos ajudaria a manter a chama viva,o que continuaria nos empurrando através dos obstáculos para alcançar nossos objetivos, como manter uma dieta saudável de forma permanente.
As pessoas são movidas pelo que é mais importante para si mesmo, naquele momento específico em sua vida. E a motivação pode ser inibida se há um sentimento predominante de que não se pode ser capaz de alcançar este objetivo, ou desejo. A motivação de uma mulher, para se ter ideia, pode ser prejudicada por comentários negativos de um chefe, ou do companheiro. Quanto menos autoconfiante é uma pessoa nas suas próprias capacidades, o mais provável é que se vai ser influenciado por outros para ganhar ou perder a sua motivação. Ou seja, é importante identificar se existe auto motivação, ou se esta é dependente de fatores externos, incluindo ai, pessoas que nos rodeiam.
Cultura e educação tem um enorme impacto neste processo. A motivação tem laços grandes com a sua educação. Uma geração ensina à outra sobre como motivar-se. Pais com comportamento modelo tem quase sempre influência sobre seus filhos. Quanto a motivação de gêneros, a sociedade ensina que os homens devem estar mais motivados se quiserem ter sucesso no mundo dos negócios. As mulheres não recebem este mesmo impulso, por enquanto, mas esse comparativo define bem a motivação por gênero.
O imprescindível nesta luta para estar ativo e motivado é buscar o combustível certo para o motor interno. Onde está o motivador para que se tenha vontade de se exercitar?, é a expectativa de ter um corpo bonito, um corpo saudável? Seria para impressionar alguém? Neste processo não importa a causa, importa o efeito! Cada um pode ser o quiser ser! Verificar a mudança na textura da pele, e o quanto fica “mais bonita”, pode motivá-lo a comer mais vegetais e a beber mais água. Despertar a motivação é o primeiro ato antes de buscar novas atitudes para ter um modo de vida saudável. Vontade, aquele despertar interior que nos dá a sensação de fortaleza para enfrentar o que seja, e para manter-se no trilho para a meta. Sem vontade não se dá o primeiro passo! Encontre a sua."

Fonte: saudeviver.com
 
Assim como eu gosto de repensar a minha vida, o que me motiva nesta vida, os meus erros e acertos, acho que vocês também o devem fazer para que a vossa vida tome o sentido que mais vos faz feliz.
Bom dia pessoal! Beijos.
 

Gatuna Tupiniquim.