Açucar ou adoçante...eis a questão.



Desde que comecei a praticar reeducação alimentar, devido ao aumento de 20 quilos no meu peso, decidi também trocar o açucar pelo adoçante, sem me questionar se esta era a melhor solução para me auxiliar na redução das calorias ou não. O fiz por considerar que reduzindo o açucar da minha alimentação chegaria mais rápido ao meu objetivo mas, ontem comecei a ler algumas matérias sobre este assunto e me deparei com "novidades para mim" que eu não conhecia. Faz uma semana que deixei de usar açucar e comprei um adoçante em pó a base de Maltodextrina e Aspartame a 3% (li isto ontem qdo cheguei em casa) porque na hora da aquisição não me preocupei, uma vez que considerava todos os adoçantes "iguais" como substitutos do açucar, portanto menos nocivos a minha saúde. Acho que me enganei, e lendo essas matérias sobre o assunto cheguei a uma simples e prática conclusão.
Se quero viver bem, não devo consumir açucar nem adoçantes, os únicos açucares benéficos são aqueles que se encontram presentes nos alimentos naturais por se apresentarem em baixas concentrações, sem alterar o metabolismo do organismo, nem exigirem muito do pâncreas que produz a insulina, ou seja, mantem o organismo em normal funcionamento e ainda contem fibras, vitaminas e sais minerais. No geral, devemos saborear os alimentos sem açucar ou adoçante para que possamos sentir o seu sabor e aos poucos vamos nos habituando a isso sem sentir falta do "sabor doce".
Se for inevitável utilizar o açucar ou adoçante que seja em pouca quantidade, devido aos malefícios que o seu uso prolongado pode vir a causar a nossa saúde.
Para fundamentar este post escolhi uma matéria que explica melhor a minha opinião.
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=05282

Beijos amigas e tenham um bom dia.

1 comentário:

Simone Domingues disse...

amiga,

já li inúmeras matérias falando sobre o uso de adoçantes e oque poderia causar a nossa saúde.
resumindo acho pura besteira isso eu te falo como nutricionista. sabemos que tudo em excesso nos faz mal, porém o açúcar e pior ainda.
eu tomo adoçante a anos e posso te garantir que nada foi alterado na minha saúde me fazendo mau muito pelo contrario essa troca só me fez bem então lindona fica a seu critério mas não se deixe levar pelas coisas que vc ler pois assim ninguém tomaria medicamentos porque se pararmos para ler a bula ficamos aterrorizadas kkkkkkk
beijossss

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015