Take 10 minutes to Relax



Isso mesmo! O stress engorda. Por isso, se acha que mesmo stressado não está assim tão mal, mas a barriguinha começa a transbordar no cós da calça, você deve andar mesmo precisando puxar o freio, senão a tendência é piorar.


Nesta coisa de entender como o corpo reage e como estimulá-lo da melhor forma para uma perda de peso mais eficiente, onde eu também não andasse a perder tempo nem fizesse esforços em vão, descobri de que forma o stress estava contribuindo para o meu aumento de peso.

Não me entendam mal, não sou nutricionista, apenas curiosa e por isso, o que vos digo são coisas que constatei na minha rotina diária e que agora, com calma, consigo ver mais nitidamente que estava afetando de forma negativa a minha vida. Passemos ao exemplo prático, e os efeitos.

Uma cabeça cheia de problemas fica em tempo de explodir se não tiver durante o dia um ou outro momento de descompressão, relax, distração. Estes problemas, se não solucionados ( eles nunca são fáceis ) acumulam-se e afetam o nosso corpo. Mas, como?

Passados 10 minutos de stress, ou seja, em modo de alerta, sobrevivência, ou como queira chamar, se você continuar sob esse efeito, o cortisol ( hormônio ) do stress vai continuar a liberar insulina na corrente sanguínea, esta por sua vez dar-te-á mais vontade de comer ( não, você não tem fome ), mas terá vontade de comer desesperadamente. Aí lascou! Tudo o que comer será considerado excesso e você vai acumular em forma de gordura, principalmente na barriga, que é onde os nossos maiores órgaos estão localizados. É um mecanismo de proteção e por este motivo devemos mesmo acalmar os nervos para evitar estes constantes acessos de fome durante o dia. 

Agora imagine passar o dia inteiro sob stress, não relaxar nenhum momento do dia e ir para a cama, com esta carga. Já sabe que não vai conseguir dormir não é? Ahhh pois é! E não dormir também engorda. 
Nada de sono, ou um sono aos bocados, provoca dores pelo corpo, pontadas nas costas, queda de cabelo e dias seguidos de cansaço e stress acumulados, causam efeitos desastrosos na sua saúde, trazendo à longo prazo problemas mais sérios.
Para evitar tudo isso, que tal cultivar alguns hábitos ou mesmo para reverter um quadro já instalado.


 
  • Parece clichê mas desligar os aparelhos eletrónicos e ir para a cama 1 hora mais cedo do que o habitual resulta.
  • Crie uma rotina noturna, assim como uma rotina matinal para ajudar o seu corpo a voltar ao normal.
  • Tome um chá calmante meia hora antes, para não ter o sono interrompido pelas idas à casa de banho.
  • Durante o dia, dedique 10 minutos do seu tempo para relaxar os músculos, esticar, dobrar e esvaziar os pensamentos, porque ninguém aguenta tudo ali na mona sem se deixar afetar minimamente,  
  • Quando conseguir habituar o seu corpo a esta nova rotina, verá que facilmente conseguirá perder peso, se este for o seu problema, mas já é um grande passo conseguir uma boa noite de sono.  Além de evitar problemas cardíacos, entre outros problemas de saúde advindos do excesso de stress na sua vida.

É claro que o emagrecer foi apenas um dos objetivos que decidi encarar para reverter o quadro de stress em que estava e que ajudou-me a constatar outras situações bastante perigosas para a minha saúde, mas isso sou eu. Então, analise o que anda deixando você com os níveis de stress alto e incorpore na sua rotina algo que te faça sentir bem e que contrarie este efeito nocivo no seu corpo, porque se deixar andar sem dúvida terá problemas amiga, acredite!

Com isso, mesmo sem a vertente do emagrecimento, se sente que o dia precisava ter mais de 24 horas para fazer tudo o que precisa fazer, talvez deva desacelerar um pouco, estabelecer prioridades e realmente acalmar para enxergar claramente o que anda a fazer consigo, porque este ritmo não é saudável nem para a mente, muito menos para o seu corpo.

Para te ajudar nesta tarefa árdua de encontrar 10 minutos do teu dia e relaxar, eu tenho utilizado uma app grátis chamada Headspace e com a ajuda deles tenho tido sucesso na busca pelo equilíbrio. O único senão é que as instruções são em inglês, mas se isso não for um problema, saque dos headphones e encontre "some headspace".



Depois disso, tome um chá da sua preferência, aprecie o momento e estimule em si o sentimento de gratidão, isso fará com que este exercício mental seja indispensável para si.



fotos: pinterest

2 comentários:

Li disse...

Eu também concordo...quanto mais tempo penso que estou gorda parece que mais gordo estou...portanto vamos lá descomplicar ;)
Beijinhos!

Unknown disse...

É isso Li! Voltar ao básico é sempre a melhor opção, porque a nossa tendência é acrescentar coisas à nossa rotina, mas e que tal reduzir para viver melhor?
Um beijinho!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015