Roasted Butter Nut Squash with Grilled Bratwurst Sausage







Quando tenho mais tempo, dou uma pausa nas saladas, que são rápidas e saudáveis como tudo e dedico-me um bocadinho a preparar refeições com ingredientes que eu gosto genuinamente, só que com o cuidado de não acrescentar calorias desnecessariamente.

Sábado escolhi algo bem outonal para cozinhar para o almoço e nada mais típico do que preparar uma receita com abóbora, que é um daqueles ingredientes com efeito emocional sobre mim, pois, lembra-me o feijão delicioso que a minha avó preparava quando tinha saúde para isso, então, decidi aproveitar a época desta maravilha e cozinhar pratos saudáveis, relativamente rápidos de fazer e que mantém um sabor todo especial característico da estação.



As abóboras são imensamente versáteis, coloridas, divertidas na sua imensa variedade e mistura, são ricas em fibras, substituem outros vegetais na confecção das sopas, assados e estufados, mantendo-nos saciados por mais tempo e combinam sempre bem com outros ingredientes doces, salgados, picantes sendo quase sempre a estrela maior do prato devido à sua textura e sabor tão distinto. 

Para esta receita  eu fotografei este passo-a-passo, na intenção de tornar a confecção o mais intuitiva possível. Por isso, comece por cortá-la ao meio e retire as sementes. Reserve as sementes para depois assar e comer posteriormente como petisco.



Descasque as metades e depois corte em cubos. Isso ajuda a assar mais rápido.
Tempere com um fio de óleo de semente de uva ( ou outro óleo que preferir ), sal e pimenta preta.



Para acompanhar o seu sabor adocicado eu decidi juntar salsichas alemães, que eu adoro como tudo, mas que só uma vez perdida é que como para não ser tão restrita na ingestão de carnes. É claro que se quiser substituir as salsichas por outro ingrediente a receita pode ficar igualmente boa, mas sinceramente não consigo precisar o resultado.

Roasted Butter Nut Squash with Grilled Bratwurst Sausage 
     
Ingredients

400g Butter Nut Squash
2 Bratwurst Sausage
1 teaspoon grape seed oil
Salt q.b.
Black Pepper q.b.

Directions

Peel the squash and cut it on the middle. Remove and save the seeds. Cut the squash in small cubes. Spread them on a oven tray and season the squash with salt, black pepper and grape seed oil.
Place the tray in the oven for about 40-50 minutes at 180º celsius (356º fahrenheit).
After 20 minutes in the oven place the sausage over the squash and let it roast till the end.
After remove from the oven serve immediately.




As abóboras vão ao forno primeiro do que as salsichas e ficam a assar entre 40-50 minutos a 180ºC, mas passados 20 minutos, abra o forno e coloque as salsichas lavadas sobre a cama de abóboras e volte a colocar o tabuleiro no forno até terminar o tempo.





Depois de retirar do forno, convém servir imediatamente conforme preferir. Eu não fiz nenhum molho porque a abóbora é bastante molhadinha e macia. Além do tempero que pus previamente nela, não acrescentei mais nada porque as salsichas soltam a sua gordura no tabuleiro e acrescentam sabor que chegue ao prato, uma vez que, são extremamente temperadas e picantes.

O bom disso tudo foi conseguir manter o controle das calorias sem sacrificar o sabor ou a vontade de comer algo que há muito não comia, como é o caso da salsicha e combinar isso com a abóbora que tanto gosto foi mesmo uma satisfação imensa, quase como uma recompensa. 



2 comentários:

a pele que habito disse...

Adoro abóbora! A minha avó faz um doce de abóbora maravilhosos todos os anos, lá em casa devoramos aquilo :p Mas raramente a uso na cozinha do dia-a-dia...
Tenho que experimentar dessa forma, ou cortada um assado de carnes :)

http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

Unknown disse...

As avós são as maiores, não são? Fazem sempre os melhores doces, as melhores comidas e dão-nos as melhores recordações da nossa infância. Quem me dera poder ir pegar aquelas receitas que a minha avó fazia e reproduzi-las, mas agora duvido que ela se lembre de como era feito realmente os cozinhados de domingo.
Enfim, experimenta Marta! É fácil e não dá trabalho nenhum, o sabor fica mesmo bom. Um beijinho querida!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015