Almost Three Months

Quase a fazer três meses de mudança de vida, que é mesmo disso que se trata a minha mudança de hábitos. Estava a pensar em alguns truques que passei a usar para enganar o meu cérebro da fome psicológica e também para incentivar-me a gostar mais dos alimentos, como também para o marido que é meu companheiro nesta aventura maioritariamente nutritiva.


Começamos esta jornada praticamente juntos, com uma semana de diferença para ser mais exata. Eu arranquei com o retorno das saladas como alimentação principal e depois da primeira semana de folhas no prato e exercício com menos 2 quilos, ele decidiu entrar na minha.

Agora com quase menos 10 quilos cada um e roupas a ficarem melhor vestidas do que no cabide, quero mostrar-vos alguns truques que aplico na mesa para que ambos não caiamos na asneira de estragar a nossa jornada. E como cada vez temos mais consciência de que a alimentação é 80% e o exercício 20% deste processo, é nisto que temos investido mais tempo e um compromisso sério.

Na hora das refeições eu uso:

1. Pratos menores e verdes ( tamanho entre médio e sobremesa ) 

Isso faz com que as porções sejam menores e o prato não pareça tão vazio. Ajuda a não cairmos na tentação de colocarmos mais comida porque ao olharmos para o prato vemos que é suficiente. 
A cor verde é a mesma da maioria dos vegetais que tanto precisamos para ficarmos saciados e por isso, ajuda-nos também a colorir mais o prato com outra variedade de alimentos, além de avisar aos nossos olhos que estamos a falhar se só houver 1 cor no prato.

2. O único líquido que acompanha as refeições é água. 

Faz tempo que não compramos sumos industrializados e estamos a ponderar a compra de uma centrifugadora para podermos preparar os nossos sumos frescos, por todos os motivos e porque assim não há adição de açúcar desnecessariamente.

3. Cortamos o açúcar e sal acrescentado.

Naturalmente os alimentos tem a sua quantidade de açúcar e sal, por assim dizer. Mas, viciados em adição de açucar e sal, nem sentimos este sabor. Então, quando cortamos, passados alguns dias voltamos a sentir o real sabor dos alimentos e até achamos exagerado de sal e açúcar quando comemos algo que antigamente saboreávamos e achávamos ok. 

Isso não quer dizer que já não há sal na comida, mas temos tentado cortar. Mas, o açúcar foi substituido pelo adoçante.






4. Passamos mais tempo juntos a preparar a nossa comida.


Parece simples e até banal, mas antes disso, um sentava no sofá e o outro ia para a cozinha fazer o tradicional. Agora há gosto em escolher os ingredientes quando vamos às compras. Passamos tempo pensando no que vamos experimentar para a próxima nova receita e por fim, saboreamos juntos e comentamos um com o outro o quão surpreendente é aquele novo sabor que nem imaginávamos que existisse. 

5. Criamos uma regra que não é regra nenhuma mas, que ajuda a mantermo-nos firmes.

Todos os pratos principais devem ter: proteína, sementes, legumes, verduras e fruta. Além do mais, comprometemo-nos a fotografar a nossa comida para demonstrar o nosso apreço pelo nosso esforço na cozinha e para no futuro conseguirmos perceber o quanto evoluímos.

Salada Camponesa de Peru Grelhado com Pistachios e Pinhões.

Ingredientes:

1 porção de Salada embalada com mistura de folhas ( alface verde, roxa, rúcula, agrião)
1 porção de alface iceberg
1 tomate vermelho
1/2 pimento amarelo
1 chalota roxa
2 bifes de peru temperado com sal, pimenta preta e colorau
1 porção pistachios 
1 porção de pinhões
1 queijo parmesão

Preparação:

Numa taça rasgue as folhas lavadas e corte a tomate, o pimento e a cebola como preferir.
Grelhe o bife numa frigideira anti-aderente sem acrescentar gordura.
Corte o bife grelhado em tiras e reserve.
Tempere a salada com vinagre de maçã biológico, azeite extra-virgem ou virgem e sal.

Composição do prato:

Sirva a salada no centro do prato.
Raspe queijo parmesão sobre a salada.
Distribua o peru cortado por cima da salada.
Quebre os pistachios e polvilhe sobre a salada e por fim, coloque os pinhões.


Isto é só uma sugestão, é claro! Usem a vossa criatividade e recriem a vossa versão desta maravilhosa salada. 
Não se esqueçam de partilhar comigo através da #beyoutifulinsideandoutside , terei muito gosto em partilhar no meu instagram as vossas fotografias também.

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito de te ler. Adoptar um estilo de vida saudável é muito importante para uma vida melhor. Obrigado pelas dicas :)
Beijinhos

Convido-te a conhecer o meu blogue :)

http://carpediemtome.blogspot.pt/

Unknown disse...

São óptimas alterações que vais ver que fazem toda a diferença :) Eu agora substitui o azeite e outras gorduras de preparação alimentar e substitui pelo óleo de coco e estou a adorar, mais tarde irei fazer um post a contar-vos tudo :)

r: nunca tinha ouvido falar dessa app, tenho de ir espreitar, obrigada!

beijos
Voar Viajar Viver

Unknown disse...

Ohhh Carpie Diem! Que bom! é um prazer saber disso. Também visitei o seu blog e gostei imenso. Obrigada!

Unknown disse...

Olá Voar Viajar Viver! Ohhh miúda! Obrigada pelo carinho de sempre! Experimentar novas formas de preparar os alimentos tem me feito muito feliz porque torna o que é banal em novo e eu gosto disso. Eu não substituo o azeite porque é uma excelente fonte de omega 3 e 6 se não estou enganada e adoro na salada, mas para "aquecer" uso o de coco também. A proxima aquisição será o óleo de sésamo e de semente de uva ( que aparentemente tem sabor de manteiga e é super saudável).
Um beijinho querida! Dá uma olhadinha na aplicação que vais amar, não é de dieta, é de produtos saudáveis.

Sara Cabido disse...

Que orgulho, querida Clênia! Muitos parabéns por essa etapa que têm ultrapassado os dois :)

É mesmo muito bonito ver a vossa motivação e força de vontade! Eu própria tenho que começar a ter mais cuidado com a minha alimentação e exercício!

Um beijinho grande e continuem assim,

Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

Unknown disse...

Obrigada Sarinha! É muito bom saber que temos apoio de quem nos lê e isso ajuda-nos a continuar.
Sim! Se puder começar é sempre bom porque és nova e podes manter um estilo diferente de vida bem mais saudável do que eu tinha quando tinha a tua idade. É bom para tudo mesmo, vais ver!

Um beijinho grande!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015