TAG | O que é ser Blogueira?



Hello Babies!
Resolvi começar a segundona respondendo uma TAG muito interessante do blog Carol Mello, que tem como base a pergunta acima e que para mim é um assunto muito importante para quem já tem blog e também para quem quer começar e não sabe por onde.
Por isso, quando a Carol convidou-me para responder, eu nem hesitei, porque acho que toda a informação é super válida para dar a conhecer tanto às leitoras, como às parcerias ou para quem navega na net e tem curiosidade em saber, o que é que uma blogueira faz e neste caso falo da minha posição sobre o assunto, numa perspectiva de quem não leva isso como uma profissão mas, que almeja aliar o gosto à recompensa financeira.

Neste momento o blog tem tomado grande parte da minha rotina, porque em tudo o que faço busco inspirações, que deixaram de ser apenas coisas banais do meu dia-a-dia, para serem material/conteúdo para o meu blog. 
Construir um blog dá imenso trabalho e este começou como diário de partilha daquilo que gosto e daquilo que pensava, porém do ano passado para cá, decidi levá-lo à sério e resolvi buscar nas coisas do meu dia-a-dia, material fotográfico, a minha opinião sobre os produtos que compro e uso, a partilha de hobbies, viagens, impressões e o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, por assim dizer, tudo com base neste blog e para este blog.
Comecei a investir em produtos que acredito e que são inovadores para experimentar e dar a conhecer em primeira mão às minhas leitoras que querem sempre a opinião mais honesta e fiável, para que não tenham que dispor do seu "budget" em vão, pelo contrário, cada vez mais vejo, e eu mesma faço isso, antes de comprar algo, que tem sido uma tendência muito forte buscar nas reviews das bloggers espalhadas pelo mundo, uma opinião sobre determinado produto e só depois adquiro, experimento e dou a minha opinião.
Mas, se fosse apenas isso, seria um trabalho relativamente fácil, porém é preciso mostrar e bem todas as características do produto ou o que quer que você faça. Se é para partilhar a sua opinião, você também deve mostrar por A+B através de fotografias, vídeos, além da escrita, tudo aquilo que você afirma e assegura no seu blog. Até porque a minha interpretação sobre um texto, pode ser muito diferente do meu vizinho, por isso é importantíssimo mostrar para comprovar e a sua credibilidade trará retorno para si, a longo prazo. 
Daí uma blogueira precisar tirar boas fotografias, ou fazer bons vídeos, sempre com boa imagem para que quem assiste ou quem vê, possa constatar a veracidade daquilo que lê. Então, isso implica ter uma boa máquina, e bons equipamentos para que os detalhes, se for o caso, sejam captados e o seu blog seja ainda mais visitado. Sim!! As fotografias são os principais impulsionadores de visitas do seu blog! 
Um bom conteúdo é aquele que é sucinto, objetivo, aborda todos os pontos principais e que conclui algo que vai motivar ou não quem te lê. Afinal, mesmo que você não crie, inicialmente, um "relacionamento"com o leitor, ele pode sempre buscar bom conteúdo no seu blog, e isso é um grande passo para que ele venha a ser um leitor fiel e esse relacionamento seja estabelecido, é só uma questão de tempo.
Escrever corretamente é importantíssimo, então tenha muito cuidado com tudo o que publica, pois, isso mostra muito sobre você e dá às parcerias a ideia de quem está por trás do blog. Faça workshops de escrita criativa, leia muito, sobre várias coisas, absorva tudo como uma esponja para que tenha boa desenvoltura na escrita e para que ela não seja cansativa.

Uma boa forma de começar a estabelecer parcerias é formar parcerias com outros blogs, com aqueles que você se identifica e percebe que a sua opinião é importante como leitora, há nisso tudo uma troca de opiniões e conteúdo que beneficiarão ambos e darão a oportunidade aos vossos leitores de terem conteúdo diferente no seu blog. Só numa segunda etapa, é que deve pensar em parcerias com empresas, pois isso pode condicionar um pouco o rumo do seu blog e você precisa estar segura daquilo que quer publicar e saber exatamente o que deve aceitar ou não, afinal você é responsável por aquilo que publica. Não vá com muita sede ao pote, pois pode se afogar!

Colocar links nos posts, também é uma boa forma de dar a conhecer aos leitores o conteúdo que você lê e onde vai buscar muitas das suas inspirações. Mas, não caia na asneira de passar o dia na net a buscar "inspiração" nos blogs alheios, este é o pior erro. Saia de casa, fotografe o ambiente onde vive, mostre novidades e aquilo que te encanta, isso sim trará público até você. Relacione o conteúdo que quer publicar com as fotografias que tira e crie harmonia no todo que publica. Construa o seu blog à sua maneira e ele será único, porque de cópias estamos cheios e quem se preocupa em ser diferente, em publicar conteúdo genuíno e tem uma opinião, não sobre tudo, mas sobre aquilo que realmente conhece é sem dúvida um blogger promissor e que está no caminho do sucesso.

Com isto, não quero ensinar ninguém a bloggar, apenas quero mostrar que embora não tenha o blog como profissão, até porque sou formada em direito e quero advogar, e trabalhe as minhas 8-10hs por dia num escritório de uma empresa de calçado, tenho sonhos, rotina, vida normal com prós e contras. Porém, gosto tanto desta coisa boa que é bloggar, que se isso viesse a ser uma profissão ficaria muito feliz,  porque quem trabalha por gosto não cansa e saber que tanta gente aprecia algo que fazemos é especialmente gratificante, mesmo que não nos digam nada, as visualizações e os imensos gostos dizem virtualmente a impressão que causamos na realidade na vida das pessoas.

Então, enquanto estiver a ser uma ferramenta de motivação pessoal e de troca, eu estarei com o blog e terei muito prazer em fazê-lo à minha maneira. E engana-se quem pensa que ele deve ser apenas uma forma de "conseguir coisas", não não deve ser assim, e nem isso deve ser o principal motivo para se começar um blog, isso pode vir a ser uma consequência de muito trabalho investido, mas nunca o principal objetivo, até porque os seus leitores não gostam de pessoas interesseiras e são eles e a opinião deles que te dará e levará para outro patamar, nunca o contrário.

Obrigada Carol pela oportunidade!! É sempre um gosto enorme para mim partilhar o que penso e neste caso, um conteúdo tão importante. Parabéns pela TAG! 
Se gostaram Babies, por favor digam-me o que acham daquilo que eu disse, se concordam, se discordam e o porquê. A vossa opinião é importantíssima, afinal é para vocês que escrevemos.

Com carinho,

Clênia Daniel.







1 comentário:

Carol Mello disse...

Clênia, obrigada por ter respondido minha TAG ^^ na verdade cada uma de nós tem uma concepção do que é ser blogueira, claro que vários aspectos podem ser iguais ou parecidos, mas cada uma tem uma experiência. Eu mesma já li outras blogueiras falando sobre o assunto e isso fez com que eu refletisse e agregasse com os meus objetivos, construindo meu blog e minha "carreira" de blogueira. Por isso eu acho tão importante que nós possamos falar sobre nossa história na blogosfera, não para ensinar a blogar como você falou, mas porque cada uma tem uma história única, estamos registrando experiências de uma profissão relativamente nova. Mesmo que façamos do nosso blog um hobby estamos contribuindo para a história da nossa geração que pode compartilhar o que gosta com milhares de pessoas pelo mundo, através de uma página, não é fantástico? Meu sonho é contar para meus filhos e netos que eu participei do início de uma profissão totalmente moderna se compararmos com de meus avós, onde só havia comunicação por cartas e muito depois telefone... enfim, eu agradeço muito por todo carinho que você tem comigo e te desejo MUITO SUCESSO!!! Beijos!!! <3

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015