E por falar em Reeducação Alimentar...



Oi gente! Desejo para todos uma sexta-feira maravilhosa, cheia de coisas boas e com muito planos legais para o fim de semana.
Sei que passei um tempo sem falar muito da minha R.A. acho que fiz isso para não ficar muito paranóica, é que essas coisas de reeducação alimentar mexem muito com o psicológico da gente e às vezes é melhor não ficar muito fissurada, mas não se deve "relaxar" na disciplina, é só não ficar se cobrando muito ou exigindo de si mesma um perfeccionismo extremo, como se não pudesse sair da linha, ou comer algo que desejamos. Neste exato 1 mês e 23 dias eu descobri muitas coisas boas para a minha saúde, eu andava com o fígado sobrecarregado e mesmo assim me entupia de batatas-fritas e gomas affff..., que são coisas que eu amo comer, é um prazer momentâneo que me trouxe consequências à saúde e eu que pensava que a culpa era da pílula rsrsrs "doce engano". Eu aprendi primeiro a controlar a minha gula, é mesmo isso, a maldita gula que me atacava toda a tarde na hora do trabalho e como aqui perto tem um mercadinho, o meu lanche todas as tardes era, um pacote de gomas e outro de batatas-fritas...enfim sem comentários quanto a isso. Depois eu aprendi a comer menos à noite, é isso mesmo, quando eu chegava em casa ia comer tudo o que não tinha comido durante o dia afff, eu e meu marido. Era massa com molho 4 queijos e bolos, muita carne e o resultado todos vocês já sabem né? os meus 76.5kg e os 102 kg dele. Eu com histórico na família de hipertensão e ele com histórico de diabetes, tá bem eu sei que somos novos, mas é de novo que se aprende a viver bem e como viver bem depende da alimentação, daquilo que coloca para dentro eu vou vos contar o que mudou na minha rotina alimentar e do meu marido e os benefícios que estamos tendo.
A primeira coisa que cortei foi, o açúcar, o sal e a gordura, lembro de ir comprar um adoçante em pó para usar em casa e um em comprimidos para andar na bolsa ( sem desculpas), o sal foi reduzido e a gordura também, passei a usar margarina de soja light becel e azeite para o preparo dos alimentos, o mínimo possível. Na primeira semana que cortei o açúcar, passei a sentir mais o sabor dos alimentos e pude perceber que eles realmente não precisam que nós os deixemos salgados ou doces, eles tem o seu sabor único e isso é que é saudável. Daí depois passado alguns dias, quando experimentei uma sopa, que não foi feita por mim mas, pela minha sogra, percebi o tanto que aquilo estava salgado...engraçado! e eu que tinha sempre o saleiro do meu lado perto do prato na hora das refeições (estava a me queixar que a sopa estava salgada). Os benefícios disso foram, nada de asia, nada de levantar no meio da noite com diarréia, nada de má digestão (aposentei o Eno), nada de espinhas no rosto, pele menos oleosa e emagreci logo 2 quilos. Devo é ter desinchado nas duas primeiras semanas, porque foi quando perdi mais quilos. Em 15 dias já estava a caminho da perda dos 5 quilos e estava me sentindo feliz!!! sem ilusões, mas muito confiante que aquela mudança a qual me propus estava dando resultados. Ahhh todos os dias faço caminhada.
Gente eu não mudei logo a minha alimentação toda, porque ainda tinha compras que havia feito no mês e não ia jogar fora a comida, mas logo que tive que fazer novas compras comprei tudo mais saudável, gelatina light (nunca fui fã de gelatina, mas ela faz bem e a gente tem que comer, então comprei!), arroz integral, alface, tomate, cenoura (faço todos os dias salada com estes 3 ingredientes) acrescento alternadamente, hamburguer de frango grelhado, ou bife de peru temperado com limão, alho e um pouco de sal, também grelhado, ou peito de frango grelhado, ou queijo fresco, cogumelos fatiados, milho verde, ou atum light, como também ervilhas, vagem e cenoura em cubinhos, compro em sacos ultracongelados e o alimento tem as suas propriedades preservadas, cozinho na água e sal mais nada, como de vez em quando brotos de soja, de bambu e etc, é uma mistura chinesa que também vem congelada e é bom para acrescentar no frango ou para saltear como um refogado, mas sempre com azeite suficiente apenas para não queimar a comida na panela. É bom comer em prato de sobremesa no início, para se ter um pouco da noção da quantidade que vamos ingerir.  Eu no início anotava tudo o que comia, no decorrer das 7 refeições que faço durante o dia. Agora já não sinto esta necessidade, eu já sei exatamente o que vou comer e fico bem com aquilo que como. Para os lanches eu como: bolachas integrais, iogurtes light ou probióticos (yakult), frutas: maçã, pera, tangerinas, bananas. Eu sempre alterno, aquilo que como pela manhã, não como à tarde. Quando não estou no meu horário das refeições tento beber o máximo de água e chá sem açúcar, assim mantenho meu organismo sempre a processar algo, vou muitas vezes ao banheiro e elimino muitas toxinas. Durante a noite eu passei a comer só sopa, sem batata, uso cenoura, repolho, abóbora, como 2 conchas no máximo. Agora ultimamente, comprei um shake de morango com banana e quando não tenho muita disposição para fazer o jantar, tomo o shake e fico bem, mas só substituo esta refeição e mais nada. Não digo que durante este tempo não escorreguei na dieta, sim! comi bolo de aniversário, tomei refrigerante e comi batatas fritas, raras vezes mas, comi sim! só que as exceções não se transformaram em regra e eu percebia que saía da linha e logo de seguida compensava, passava o dia tomando chás, água e me afastava de tudo o que não era saudável, ahhh e ainda caminhava mais. E naquela semana, nem engordava, também não emagrecia.
É isso, por mais que esteja a escrever, vou ter sempre algo novo para contar acerca dessa mudança tão boa para a minha vida, porque é muito bom você voltar a usar as calças que já não cabiam, ou chegar a uma loja e comprar aquela saia que você gostou mas, só tem tamanho S ou P , é isso gente, eu comprei na semana passada uma saia linda tamanho S porque não havia M e deu, fiquei muito feliz! Pois são essas e outras coisas boas que tem acontecido na minha vida, depois que mudei a minha forma de pensar em relação a comida que tem me deixado melhor na saúde e mais bem disposta. Semana que vem vou fazer uns exames para ver como andam as minhas taxas, quero ver se o meu fígado já está mais saudável, porque eu tenho me sentido muito bem por dentro e por fora, vamos ver se os exames comprovam isso.
É, a minha reeducação alimentar começou primeiro na minha cabeça para depois eu conseguir ver resultados no meu corpo, e então passado esse tempo que mencionei lá em cima, emagreci 9 quilos e estou feliz da vida. Eu vou continuar se Deus quiser a vida toda a vigiar a minha alimentação, mas tem nada não! agora eu sei o que me faz bem, sei como posso ficar sarada e linda e é isso que eu quero.
Bjs amigas e bom fim de semana!

Créditos da foto: Blog às 9 no meu blog

1 comentário:

*Ronilda *Reis disse...

Oi amiga! Que bom que vc tá conseguindo seu objetivo, moça! É isso aí, com determinação se consegue tudo! Sabe, eu acho que não precisamos nos privar das coisas boas da vida, devemos sim, usar com moderação. Uma vez ou outra, não faz mau a ninguém, e como vc disse que compensa depois, acho que não tem nada de mais. Tô torcendo por vc! amiga, queria te agradecer tb pelo seu carinho lá no meu post. Saber que estamos entre amigas e que nós, pessoas de bem somos maioria me deixou mais leve. Eu tava com aquilo atravessado, não pelo "sucateira" mas pela forma que ela falou. Parecia um xingamento. Mas agora passou, receber o carinho de vcs foi tudooooo! grande bjo amiga1

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015