TWEET WHAT YOU EAT




A revista ELLE portuguesa publicou na sua edição de Julho/2010, este mês de Junho uma matéria muito interessante e que tem muito a ver com todas nós que estamos em Reeducação Alimentar. É o seguinte, o site Twitter criou uma ferramenta high-tech chamada Tweet what you eat, que é um diário de refeições, tipo como nós fazemos aqui no blog e a questão que eles colocam é: será que a exposição virtual promove a disciplina?
A matéria é de JOANA BRITO, e eu vou postar aqui para vocês ok? espero que gostem e comentem mesmo se não gostarem, deem as vossas opiniões.

"Anotar num caderno, todos os dias, tudo o que se come e bebe é um método usado entre os que querem emagrecer. É muito comum médicos e nutricionistas recomendarem tal medida sob o argumento de que escrever faz com que a pessoa avalie o quê e quanto ingere. A rigor, essa tomada de consciência ajuda a reeducar os hábitos alimentares e, em muitos casos, a diminuir o número de calorias consumidas. No site Tweet What You Eat (http://tweetwhatyoueat.com/), os usuários anotam tudo o que consomem e expõem quantas calorias ingerem ao longo do dia.
É um diário de refeições. Os registos podem ser actualizados directamente na ferramenta ou por meio de mensagens enviadas a partir do Twitter de cada seguidor - as chamadas Direct Messages ou DM. Criado pelo programador Alex Ressi, em Janeiro de 2008, o perfil @twye teve o número de seguidores (followers) a aumentar em mais de 20% nos primeiros dez dias. Actualmente existem mais de 12.300 integrantes.

Diário Virtual

Mas o que acham os especialistas de partilhar o diário pela Internet, com milhares de participantes numa rede social? Faz alguma diferença? Sim, dizem alguns, porque quando se está em dieta, partilhar as dificuldades diminui a tensão e a ansiedade, um dos principais causadores da compulsão  alimentar. Outros revelam que o simples facto de se expor tudo aquilo que se ingere pode levar a uma certa vergonha em declarar alimentos menos "politicamente correctos". Por outras palavras, o certo é que a dieta Tweet What You Eat (TWYE) combina duas maneiras simples de emagrecer: a pressão dos amigos e a criação de um diário alimentar. É que ao twittar cada refeição, permite-se a fácil observação daquilo que é consumido, mas também que os followers do usuário o façam, tornando pública a ingestão de caloreias e envergonhando os que "saem da linha" (os que não quiserem expor os seus hábitos, no entanto, podem desabilitar a visualização pública).
Conclusão: algumas pessoas funcionam melhor a trabalhar colectivamente e esse tipo de grupo promove a discussão e permite que as pessoas se espelhem umas nas outras.

Como funciona o TWYE ?

O serviço é gratuito. Facilidades também não faltam para manter o status sempre actualizado. É possível mandar os tweets através do site oficial do serviço, da sua própria página no Twitter (é só incluir o código "d twye" antes do nome do alimento) ou de um telemóvel com acesso à Internet. Apesar de o site ser em inglês, os tweets podem ser escritos em qualquer língua e já há, inclusive, diversos alimentos registados em português no banco de dados do serviço. Para além disso, quanto se digita a palavra, aparecem sugestões para completar. No TWYE, o valor calórico de cada refeição é preenchido pelo próprio usuário. Quando a pessoa não sabe a quantidade de calorias de cada alimento ou refeição, a própria ferramenta sugere - o sistema CrowdCal, um bando de dados de calorias alimentares que calcula o consumo a partir dos dados que os usuários fornecem a respeito do que foi ingerido. Ou seja, a sugestão é feita a partir das anotações dos outros participantes. Ao identificar a palavra batata ou maçã, o site pode indicar 30, 50 ou 100 calorias, por exemplo. é nesse método que reside uma das principais questões dos médicos e nutricionistas: como não há um controlo rígido para saber se as informações são consistentes, as pessoas podem usar dados incorrectos como parâmetro, ainda que haja um fórum para discutir sobre os alimentos e a actividade nutricional. A solução, então, é usar o TWYE de uma forma mais objectiva, combinando as suas funcionalidades com um acompanhamento médico especializado. E não adianta passar o dia a escrever se, no fim de contas, não aliar a esse programa alguma actividade física, por exemplo. O porta-voz dos WeightWatches, disse ao jornal The Sun que controlar o que é ingerido utilizando a tecnologia é positivo, pois a maioria das pessoas ficam assustadas ao calcular o que comeram, e Alex Ressi, o criador do TWYE, acrescenta que «a fórmula ajuda, porque as pessoas têm necessidade de partilhar o sucesso com os outros», como destaca o site inglês do jornal The Telegraph."



1 comentário:

Simone Domingues disse...

amiga lindona,

eu já ouvi falar dessa ferramenta do Twitter, acho muito interessante, eu costumo calcular as calorias diarias de minha alimentação atráves de um site o VILA MULHER.
e bem fácil e vc pode deixar gravado cada dia.
lindona tenha um lindo e vitorioso dia e aproveite bastante o feriadão.
beijosssssssss

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015