Isso mesmo! O stress engorda. Por isso, se acha que mesmo stressado não está assim tão mal, mas a barriguinha começa a transbordar no cós da calça, você deve andar mesmo precisando puxar o freio, senão a tendência é piorar.
Nesta coisa de entender como o corpo reage e como estimulá-lo da melhor forma para uma perda de peso mais eficiente, onde eu também não andasse a perder tempo nem fizesse esforços em vão, descobri de que forma o stress estava contribuindo para o meu aumento de peso.
Não me entendam mal, não sou nutricionista, apenas curiosa e por isso, o que vos digo são coisas que constatei na minha rotina diária e que agora, com calma, consigo ver mais nitidamente que estava afetando de forma negativa a minha vida. Passemos ao exemplo prático, e os efeitos.
Uma cabeça cheia de problemas fica em tempo de explodir se não tiver durante o dia um ou outro momento de descompressão, relax, distração. Estes problemas, se não solucionados ( eles nunca são fáceis ) acumulam-se e afetam o nosso corpo. Mas, como?
Passados 10 minutos de stress, ou seja, em modo de alerta, sobrevivência, ou como queira chamar, se você continuar sob esse efeito, o cortisol ( hormônio ) do stress vai continuar a liberar insulina na corrente sanguínea, esta por sua vez dar-te-á mais vontade de comer ( não, você não tem fome ), mas terá vontade de comer desesperadamente. Aí lascou! Tudo o que comer será considerado excesso e você vai acumular em forma de gordura, principalmente na barriga, que é onde os nossos maiores órgaos estão localizados. É um mecanismo de proteção e por este motivo devemos mesmo acalmar os nervos para evitar estes constantes acessos de fome durante o dia.
Agora imagine passar o dia inteiro sob stress, não relaxar nenhum momento do dia e ir para a cama, com esta carga. Já sabe que não vai conseguir dormir não é? Ahhh pois é! E não dormir também engorda.
Nada de sono, ou um sono aos bocados, provoca dores pelo corpo, pontadas nas costas, queda de cabelo e dias seguidos de cansaço e stress acumulados, causam efeitos desastrosos na sua saúde, trazendo à longo prazo problemas mais sérios.
Para evitar tudo isso, que tal cultivar alguns hábitos ou mesmo para reverter um quadro já instalado.
Para evitar tudo isso, que tal cultivar alguns hábitos ou mesmo para reverter um quadro já instalado.
- Parece clichê mas desligar os aparelhos eletrónicos e ir para a cama 1 hora mais cedo do que o habitual resulta.
- Crie uma rotina noturna, assim como uma rotina matinal para ajudar o seu corpo a voltar ao normal.
- Tome um chá calmante meia hora antes, para não ter o sono interrompido pelas idas à casa de banho.
- Durante o dia, dedique 10 minutos do seu tempo para relaxar os músculos, esticar, dobrar e esvaziar os pensamentos, porque ninguém aguenta tudo ali na mona sem se deixar afetar minimamente,
- Quando conseguir habituar o seu corpo a esta nova rotina, verá que facilmente conseguirá perder peso, se este for o seu problema, mas já é um grande passo conseguir uma boa noite de sono. Além de evitar problemas cardíacos, entre outros problemas de saúde advindos do excesso de stress na sua vida.
É claro que o emagrecer foi apenas um dos objetivos que decidi encarar para reverter o quadro de stress em que estava e que ajudou-me a constatar outras situações bastante perigosas para a minha saúde, mas isso sou eu. Então, analise o que anda deixando você com os níveis de stress alto e incorpore na sua rotina algo que te faça sentir bem e que contrarie este efeito nocivo no seu corpo, porque se deixar andar sem dúvida terá problemas amiga, acredite!
Com isso, mesmo sem a vertente do emagrecimento, se sente que o dia precisava ter mais de 24 horas para fazer tudo o que precisa fazer, talvez deva desacelerar um pouco, estabelecer prioridades e realmente acalmar para enxergar claramente o que anda a fazer consigo, porque este ritmo não é saudável nem para a mente, muito menos para o seu corpo.
Para te ajudar nesta tarefa árdua de encontrar 10 minutos do teu dia e relaxar, eu tenho utilizado uma app grátis chamada Headspace e com a ajuda deles tenho tido sucesso na busca pelo equilíbrio. O único senão é que as instruções são em inglês, mas se isso não for um problema, saque dos headphones e encontre "some headspace".
Depois disso, tome um chá da sua preferência, aprecie o momento e estimule em si o sentimento de gratidão, isso fará com que este exercício mental seja indispensável para si.
fotos: pinterest
2 comentários:
Eu também concordo...quanto mais tempo penso que estou gorda parece que mais gordo estou...portanto vamos lá descomplicar ;)
Beijinhos!
É isso Li! Voltar ao básico é sempre a melhor opção, porque a nossa tendência é acrescentar coisas à nossa rotina, mas e que tal reduzir para viver melhor?
Um beijinho!
Enviar um comentário