Celulite...Ohh Céus!

É um mal que afeta a maioria das mulheres e muitos homens também, mas antes de vos dizer como acabar com isso, gostaria de vos explicar o que é então esta maldita praga chamada Celulite.


Durante muito tempo pensei como muitas de vocês que a celulite era "apenas" nódulos de gordura e que quanto mais gordura consumia no meu dia a dia, mais celulite teria. Tá mal, tá errado! Não a parte de serem nódulos de gordura, mas de acreditar que era a gordura que fazia com que eu tivesse mais celulite. Na verdade é o açúcar refinado nos alimentos que contribue para o surgimento de mais e mais celulite, é por isso que até pessoas magras têm celulite.

A gordura saudável vinda dos alimentos e não acrescentada, nem transformada é bem aceite pelo nosso organismo e ajuda toda a nossa parte hormonal a funcionar bem, evitando inflamações causadas pelos tais açúcares. Logo, vamos lá acrescentar boa gordura na nossa alimentação, para combater os excessos que temos acumulados no nosso corpo, ok?

Agora falando da celulite em si. Na verdade, a celulite é um processo inflamatório causado por esses alimentos cheios de açúcar que consumimos diariamente e é uma das consequências desses nossos comportamentos alimentares. Pois, os açúcares quando entram na corrente sanguínea, fazem o pâncreas produzir insulina para regular os níveis e se você consumir muito açúcar e não gastar esta energia toda que acaba de entrar no seu organismo, ela vai ser guardada em forma de gordura em qualquer lugar que o seu corpo entender. Logo, quanto mais cheias as células adiposas estiverem mais fofinha você ficará, até que a sua pele fique como a imagem abaixo.



As depressões que se vêem na superfície da pele são os tecidos conectivos que todos temos, estes tecidos ligam os músculos aos tendões e criam todo o movimento que nós possuímos de contração e relaxamento.

O tecido conectivo é normalmente conhecido como Fáscia ou Fascial e é um tecido muito fininho que envolve todo o músculo, tal como aquela película fininha que envolve a carne que nós compramos para consumir, mais fácil de identificar no peito de frango ou peru. É este tecido que cria as depressões que nós conhecemos por celulite e o seu grau de gravidade será proporcional às inflamações que nós provocamos no nosso corpo com o consumo de refrigerantes, molhos, gordura trans, conservantes e etc.




O processo inflamatório começa através da alimentação errada, pois as células esperam receber os nutrientes de que necessitam para manter as funções normais, mas no fundo recebem excessos de umas coisas e falta de outras vitaminas importantes, por exemplo. Então, como as células não conseguem lidar com tanta coisa má, adoece, pois o excesso de tecido adiposo causa disfunções hormonais desencadeando doenças do metabolismo, entre outras. Sim! O tecido adiposo abranda a tireóide faz com ela produza menos progesterona, e o excesso de estrogênio, causa imensos problemas de saúde. Por isso, precisamos mobilizar tanto o tecido adiposo como o fascial. Mas, como?

Duas são as vertentes que podemos abordar para acabar com este problema:

1. Alimentação Saudável 
2.Massagem Fascial 
3.Exercício Físico 

Começando pela alimentação saudável, devemos equilibrar as nossas hormonas e só as gorduras saudáveis podem nos ajudar nesta tarefa.
Substitua os óleos vegetais por azeite extra virgem, óleo de coco, abacate e óleo de peixe para regular os níveis de ômega 3 e 6 no corpo, pois estes irão dizer ao nosso organismo que ele pode "liberar" a gordura acumulada para ser gasta no exercício.
A intensidade do treino esgotará os níveis de açúcar armazenados e só depois disso o corpo usará a gordura como fonte de energia, começando por "queimar a gordura". Por isso que treinar logo ao acordar é a melhor estratégia para criar o efeito Fat Burn, durante e pós-treino, uma vez que passou oito horas sem se alimentar e tem as reservas de açúcar baixas. No fim do treino, o ideal é massajar a pele com força, nas regiões mais afetadas pela celulite, usando um rolo ou mesmo numa massagista.

Ambos, ao atingir a Fáscia irão mobilizar o tecido e desfazer aquela ligação, mas como nosso corpo começa a reparar os músculos imediatamente após o término do treino, este irá refazer a fáscia mais fininha ( Fáscia espessa: tecido mais grosso, baço e rígido - pessoa com pouca flexibilidade ), (Fáscia fina: tecido mais mole, transparente e flexível - pessoa ativa, com muita flexibilidade ).
A ideia aqui é moldar os músculos com o treino e de seguida, desfazer o espessamento da fáscia, obrigando o corpo a reparar isso com uma camada fina e nova, livre de excesso de gordura. Entendeu?



A frequência do treino vai determinar o quão rápido ou lenta será para se ver livre da celulite e as trocas alimentares também. O seu corpo funciona mais ou menos como, se você estivesse a comer pão sobre uma mesa e a medida que caem migalhas você estivesse constantemente a limpar ou a apagar um erro sobre a mesa com o antebraço. Por isso, intensificar as massagens nestas regiões e fornecer os alimentos adequados para reparar os músculos e tecidos são as melhores formas de acabar com o problema.

Vale salientar que, tanto a perda de percentagem de gordura corporal, como celulite, são processos lentos e que levam o seu tempo para conseguirmos ver os resultados. No entanto, se este é um problema que deseja resolver de vez, basta começar hoje a fazer boas escolhas alimentares, aliadas às sessões de treino e massagens profundas que os resultados virão.

Para ser mais clara, esqueça os cremes anti-celulite que prometem mundos e fundos, pois eles fazem o mesmo efeito como qualquer outro creme normal hidratante que precisa de ser trabalhado numa massagem e aliado aos outros itens que citei acima ( alimentação saudável, treino e massagem). 


Logo, fica claro que não precisa gastar dinheiro com cremes específicos, qualquer creme ajudará o rolo ou as mãos a deslizar na hora da massagem, até mesmo um óleo da sua preferência, pois aqui o importante é a pressão exercida na região afetada, obrigando o corpo a reparar a fascial. Todo resto é marketing de vendas e promessas milagrosas feitas para que gaste dinheiro e não tenha qualquer trabalho para se ver livre da celulite. Isso queríamos todos, mas a realidade não é bem assim! 




P.S.: o vídeo é só para exemplificar em termos de movimentos (lembre-se dos sistema linfático) e o uso do óleo é sempre uma mais valia. Este NÃO é um post publicitário! Reflete apenas a minha experiência e conhecimentos adquiridos com a adoção de uma alimentação saudável, exercícios físicos e massagens com o rolo. Quaisquer dúvidas, comente que terei muito gosto em responder, no entanto, isso não invalida um estudo vosso e aprofundamento das informações que descrevi aqui como forma de enriquecer ainda mais os vossos conhecimentos pessoais.

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015