Five Months

Decidi voltar a partilhar convosco os resultados da minha mudança de vida, estilo, alimentação e muito mais, após estes 5 meses. Então, se quiser saber o que mudou, continue a ler.

É engraçado perceber nas pessoas que trabalham comigo ou que convivem comigo mais de perto a admiração quando hoje vêem as mudanças físicas. Não foi nada de drástico, mas é notório, afinal são só alguns meses. 

O mais interessante são as perguntas e por isso vou partilhar convosco, exemplificando as perguntas que me fazem para que saibam mais ou menos o que se passa deste lado, ok?



O que você fez para emagrecer?

A minha principal preocupação é com a minha alimentação. Eu não deixei de comer, pelo contrário, até como mais do que comia antigamente, só que agora faço escolhas saudáveis e naturais, além de manter a minha ingestão diária de calorias dentro daquilo que eu vou conseguir gastar.



O que mudou na sua rotina?

O meu dia agora começa mais cedo e a minha primeira prioridade é o exercício físico.
Mudei os meus horários de descanso para poder ter energia o resto do dia e não inventar desculpas, principalmente no início, para não fazer o exercício.
Acordava às 7hs e agora acordo às 6hs da manhã.
Dormia à meia-noite ou 1h da manhã e agora adormeço às 22hs, excepto se tiver algum imprevisto e não estiver em casa à horas, mas religiosamente é assim. 
Alimento-me de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas, tudo dependerá da intensidade do exercício que fiz e da fome que tiver, que atualmente é pouca ou nenhuma. 
A ingestão de água aumentou consideravelmente, pois hoje bebo entre 3 a 4 litros por dia.
E sim, às idas à casa de banho aumentaram, o que é ótimo pois sei que continuo a eliminar toxinas, gordura e consequentemente a emagrecer.



Que tipo de exercício você faz?

O primeiro mês foi todo de cardio e fitness, feito exclusivamente na consola Wii. Eu tenho há anos 3 jogos da Wii que são verdadeiros treinos e que puxam imenso por nós. Com isso, eu acho que no primeiro mês perdi em torno de 5 quilos. Mas, o corpo habitua facilmente com qualquer tipo de treino e você ganha resistência aos movimentos, daí quando você passa a fazer tudo de forma mais fácil, e quase não se cansa é hora de mudar.
Do 2º mês em diante, subscrevi o site da ZUZKA LIGHT que é uma senhora Tcheca que sigo há pelo menos 8 anos, mas que só agora criei coragem de encarar os seus exercícios. A verdade é que com 81.5Kg, tinha medo de não levantar nem uma perna, então nunca avançava, até Agosto deste ano. 
Desde então, tenho treinado de 5 a 6x por semana, mas é óbvio que tive que começar por toda a sua série de Cardio para aprender a forma correta de executar os exercícios e depois fui fazendo um ou outro treino de resistência para ir adaptando o meu corpo à dureza. 
No seu site tem de tudo, mas atualmente eu faço 2 treinos por dia de alta intensidade High Intensite Interval Training (Hiit) ou Tabata ou AMRAP, cuja diferença entre eles é o tempo de execução e de descanso, além de fazer algum Cardio pelo meio de pouco tempo (ex. elíptica, corrida (quando há bom tempo), Jump Rope (pular corda) no meio do Hiit ).

Qual equipamento você usa em casa ou vai ao ginásio?

Confesso que não gosto de ginásio porque pagava caro e não tinha resultados. O horário que eu podia treinar tinha sempre muita gente e depois não tinha o acompanhamento que eu precisava, então se é para estar só, prefiro fazer tudo à minha maneira e apenas com a minha força de vontade. 
Eu treino em casa apenas e como eu disse, tenho a Wii e os acessórios que comprei em 2010 acho eu, mas se quiser avançar para os treinos online não vai se arrepender porque precisará de orientação e a comunidade envolvida nisso e que faz o mesmo que você é um excelente apoio.
É bom não se preocupar com o seu treino, pois a treinadora publica todos os dias exercícios, orientação nutricional, posts e você pode ir lendo e aprendendo mais sobre o assunto sempre que tiver um tempo livre.
Para treinar em casa eu comprei um tapete de ioga, 2 pesos (dumbell) de 3kg cada, 1 kettlebell (aquela bola que tem uma alça) de 6kg, uma corda rápida ( pode ser de PVC ou de pele) e um par de luvas. 
Todo este material fui comprando conforme a necessidade, nada de ir gastando dinheiro com tudo de uma vez só porque você não sabe se vai gostar dos exercícios e por isso espere pelo menos uma semana antes de investir, ok? Pois acima de tudo os exercícios devem ser divertidos e não massantes.
Ahhh! E para subscrição do site Zuzka Light eu gasto menos de 10 dólares por mês, por isso não me arrependo de não andar no ginásio e para já este tipo de abordagem tem dado resultados, então vou continuar.


Quais foram os resultados alcançados até agora?

O que mais salta à vista é o peso, passei de 81.5kg para 69.5kg em menos de 5 meses. Mudei de número de roupa, saí do 44 para o 38 de calças. Voltei a usar roupas antigas que eu adorava e agora gosto de olhar-me ao espelho. Independente do peso, as medidas estão sempre a cair, pois como decidi ganhar músculo também, a balança pode enganar e então, hoje olho mais para as minhas medidas do que para o que a balança mostra. 
A minha pele melhorou imenso devido à alimentação e ingestão de água. Os meus cabelos e unhas estão a melhorar gradualmente e a ficar mais fortes também. 
A celulite está desaparecendo e o que era flácido está a ficar durinho de novo. Tenho que tirar fotos para verem a evolução. 

Teve algum problema durante estes meses?

Sim! Tive problemas em perceber como melhorar a minha alimentação e adaptá-la ao meu treino para aumentar a queima de gordura corporal. Mas, isso levou-me a estudar mais sobre o assunto e a entender o que se estava a passar com o meu corpo.
Tudo o que fiz foi experimentar semana após semana para ver se o meu corpo respondia bem, e quando não conseguia mudava de estratégia, até encontrar o equilíbrio.
Não procurei uma nutricionista, o que foi um erro meu, mas consegui aprender muito sobre mim neste tempo de erros e acertos. 
Passei 2 meses sem conseguir emagrecer, andei frustrada, mas não desisti de nada, pois sabia que estava a falhar nos detalhes.
Foi então que eu percebi que estava a comer pouco. No mínimo temos que consumir 1200 calorias por dia e eu não estava a fazer isso.
Depois o equilíbrio entre os macronutrientes estava errado, então eu ajustei e voltei a perder 1 quilo por semana, pois hoje o meu corpo está mais seguro de que não lhe deixarei faltar nada e agora responde bem aos meus objetivos.

É isso meninas, é esta a minha experiência pessoal rumo aos 59 quilos. Sim! Eu só tenho 1.60m, por isso tenho que secar e tonificar para não ter problemas no futuro. 
O melhor em toda esta caminhada é perceber a força que tenho e nem sabia que tinha para alcançar pequenos objetivos diários, viver melhor, sentir-me emocionalmente mais disposta e acima de tudo envelhecer da melhor forma possível.

Zuzka Light - A partir de hoje até dia 07 deste mês, todos os novos inscritos no ZGYM que é o que eu faço, beneficiam-se de uma excelente promoção. A subscrição para o 1º mês passa de 9,90 dólares (preço regular) para 1 dólar (preço do 1º mês).

Entre no site, ZUZKA LIGHT e dê uma olhada. Se estiver interessada em mudar e não tem "budget" no momento para o ginásio perto da sua casa, muito menos para personal trainer, esta é uma grande oportunidade. Basta escreve no código de desconto na hora de subscrever FIRST30ZGYM e vai poder experimentar à um preço simbólico algo super completo.



Disclaimer: Este post reflete apenas a minha experiência pessoal e não tem qualquer recompensa financeira por parte do site Zuzka Light. Eu sou usuária do serviço há 5 meses e por isso recomendo! 

6 comentários:

Sweetgirlythings Blog disse...

Parabéns! Está no bom caminho, motivação é a palavra chave para o sucesso! Com a adopção de um estilo de vida mais saudável ganhamos anos de vida e o nosso aspecto melhora a todos os níveis! Continue assim, a trabalhar com empenho todos os dias :)
Só faltam as fotos para veremos essa transformação :)

Bom treino & boa semana :)


http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

Clênia Daniel disse...

Obrigada minha querida! Motivação e amor próprio também, eu diria. É que no início a única motivação que tem é querer mudar o que não está bem e acreditar que num futuro breve tudo vai mudar. E quando você vê que está a mudar, não há quem te pare!
Continuarei com certeza!! Estou firme e positiva! Verdade, vou tirar fotos sim! Beijinhos!

Selva de Pedra disse...

Nossa que legal Clênia, adorei o post, também andei a fazer mudanças de hábitos alimentares após a chegada do meu bebê e passei por todo esse processo que descreveste sobre você, parabéns e continuemos na busca por uma vida mais leve e saudável. Beijos Nahia.

Clênia Daniel disse...

Mesmo isso Nahia! Vamos alcançar os objetivos e manter uma vida saudável sem neura, mas com foco. Isso mesmo! Você também conquistará todos os seus objetivos, tenho a certeza disso! Beijos!

Marta Ferreira disse...

Uau!! Do 44 para o 38? Que máximo!
Muitos parabéns pela determinação :)
O grande desafio é mesmo a comiga, sobretudo numa sociedade onde há tanta escolha...
Eu adoro fazer exercício, mas sei que não vai ser fácil manter a rotina quando começar a trabalhar... Tenho que habituar o meu corpo a acordar às 6h :p

http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

The Cherry on Top disse...

Uau!!! Parabéns pelos objectivos alcançados e muita força para os que ainda faltam! :) Eu tmb perdi 7kg nos últimos 3 meses e ainda quero emagrecer mais uns 3 ou 4! O objetivo é chegar aos 58 kg :)

Muita força!

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