All About The Hair 2 #changebynunopereira



Com todas as mudanças que tenho feito na minha vida em todos os níveis, percebi que os cabelos estavam a sofrer imenso este ano inteiro. Embora fale muito mais de maquiagem e comida, ultimamente, decidi dedicar um pouco deste espaço também para falar sobre cabelos, unhas e todo o universo paralelo sobre cuidados e tratamentos que vou fazendo, aqui no blog.


Change é uma iniciativa do Redken Artist Nuno Pereira. O projeto pretende desafiar bloggers portugueses, maioritariamente da zona Norte do país, a cuidarem do seu cabelo e/ou a mudarem o seu visual com os produtos Redken através do enorme profissionalismo e excelente técnica de Nuno Pereira. 

O Be.You.tiful aceitou o desafio, pois há muito queria mudar, porém não encontrava um bom profissional que conseguisse dar vida às minhas expectativas. Por isso, eu disse que este ano fiz sofrer o meu cabelo, pois a ideia era mudar e com muita pena minha, as experiências anteriores a esta, não foram as melhores.

O objetivo desta iniciativa é mostrar que com os produtos e serviços adequados o cabelo pode efetivamente refletir não só a personalidade mas também a ganhar uma nova vida e a adaptar-se às necessidades e quotidiano de cada um. 

Como pretendia mudar, foi-me sugerida uma consulta de visagismo e com base num perfil traçado à um consenso de que esta mudança seria de corte e de cor, mas ainda não sabia se ligeira ou mais radical.

Mensalmente, dois bloggers terão oportunidade de viver esta experiência tendo à sua disposição inúmeros serviços e produtos Redken. 

No caso desta 4ª edição estiveram presentes o Be.You.tiful e a Ana Cunha Make Up Artist juntos para este desafio.

O resultado final dependerá de um diagnóstico feito previamente que avaliará não só as necessidades do cabelo mas também as necessidades de cada blogger tendo em conta a sua rotina e outros fatores.

Para começar gostaria de esclarecer o que fiz e explicar como é cada procedimento.

1º  serviço/ tratamento  

- Visagismo, que é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos. 

Ou seja, não se trata só disto aqui abaixo:

- Meu Diagnóstico de Visagismo
  • Gostava do Comprimento do cabelo; 
  • Não gostava da cor 
  • Não gostava do corte que tinha. 
Ponderamos diversos fatores, inclusive:


Neste serviço conseguimos, como eu disse anteriormente, traçar um perfil de como é o cabelo, se é fino-denso, oleoso-seco, liso-encaracolado, longo-médio-curto, escuro-claro. Depois disso, quais são consideradas as expectativas que desejamos ter, ou seja, se achamos que ele precisa de mais brilho, mais volume, mais força e etc. 
A partir deste diagnóstico, concluímos que eu, Clênia, tenho cabelo fino (aumenta o frizz), pouco denso (pouco volume em termos de número de fios), normal (não é oleoso) e que precisava sim de algumas mudanças de acordo com a manutenção, personalidade, tom de pele, tipo de fio e muitos outros fatores, tudo no intuito de facilitar a arrumação no dia-a-dia e a saúde dos fios à longo prazo.



Ao natural : Fui com os cabelos na sua forma natural para que o diagnóstico fosse o mais fiel possível, uma vez que, esta consulta precede todo e qualquer tratamento.

O visagismo, nada tem haver com formas do rosto, enquanto padrão para toda a gente ou tipos de cabelo, é muito mais do que isso. Baseia-se em harmonia e proporção, gostos, personalidade, valorização daquilo que somos e sobretudo daquilo que possuimos em termos de traços característicos tão únicos, logo não nos devemos comparar. 
Este estímulo visual que refletir-se-á numa mudança, despertou em mim cuidados especiais, ou seja, personalizados e que veio atender as minhas necessidades imediatas, mas também à longo prazo, como eu tanto desejava.
Afinal, quem não quer ter um cabelo que mostre um pouco daquilo que você é como pessoa? E verdade seja dita, nem sempre sabemos aquilo que nos fica melhor, simplesmente baseamo-nos nas tendências vistas nas revistas e social media das celebridades, acabando por concluir que também nos pode ficar bem, o que nem sempre acontece. Por isso, esta consulta é tão importante e através dela conquistei o look que tanto desejava neste dia. 

Realidade no Dia-a-Dia: 

No cotidiano eu não posso ter um cabelo que exija demasiado de mim, devido aos exercícios físicos diários e o pouco tempo disponível, pela manhã. Consequentemente, a rotina matinal que adotei, implica transpirar imensamente e ficar com os cabelos suados, nada que não aconteça durante o sono, só que em maior quantidade ( ou seja, aquilo que eu pensava ser oleosidade, era transpiração ). Logo, o Nuno aconselhou-me lavar os cabelos pelo menos no intervalo de dois dias, pois evitando as lavagens diárias não prejudicamos a saúde capilar em termos de fio e de couro cabeludo e evitamos também o enfraquecimento e queda, principalmente nesta altura do ano.



Manutenção e Penteado:

Um cabelo fino transpira rápido e cola na cabeça, mas também seca rápido, só que fica com alguma oleosidade, principalmente na raiz. Daí, ele aconselhou-me a secar as raízes com jato frio do secador e depois aplicar shampoo seco, pois ele absorve rapidamente a oleosidade e devolve o volume aos cabelos, dando um intervalo maior entre as lavagens. Adorei a sugestão, pois já usava o shampoo seco regularmente, mas nunca tinha experimentado depois do treino, pois achava que lavar os fios seria a forma mais apropriada de limpeza, mas em termos de cabelos e à longo prazo, lavar todos os dias os fios é muito prejudicial.

Para mim que tenho cabelos encaracolados, era normal usar um rabo de cavalo ou coque e ir trabalhar. Mas, como qualquer mulher, há sempre qualquer coisa que não nos agrada no nosso rosto, só que não conseguimos contornar ou evitar e resignamo-nos aos fatos convivendo com ele da forma que são. Um destes fatores é o tamanho da minha testa, que é grande, para o tamanho do meu rosto redondo, ou seja, tudo chama a atenção para esta parte do rosto.
Então, o Nuno aconselhou-me a não prender os cabelos na altura da orelha como eu costumava fazer, mas sim, no topo da cabeça tanto em rabo de cavalo, como em coque. Desta forma, direcionaria a atenção da testa para o topo da cabeça/cabelo e mudaria a dimensão do rosto, tornando-o menos largo e mais alongado. 

Na foto acima, as formas ilustram bem aquilo que não funciona. Ou seja, nem sempre o corte da moda é o ideal para você. No meu rosto redondo, o corte reto, sem volume no topo da cabeça ou a volta do rosto, não resulta muito bem. A ideia seria criar volume nas raízes ou através de um corte e afinar o rosto nas laterais.

Produtos Redken:
GAMA - Pillow Proof (protetor ) e Shampoo seco.




Agora que aprendi a manter e arrumar os meus cabelos tirando partido dos meus pontos fortes, usando produtos adequados, tudo com base no diagnóstico de Visagismo e em todas as considerações feitas, passamos então para as mudanças propriamente ditas, que vos mostrarei em detalhe, já no próximo post. 

Espero que tenham gostado do meu relato e percebido um pouco sobre esta técnica maravilhosa que é o visagismo. Mas, se ainda tem dúvida, que tal entrar em contato com o Nuno Pereira? Visite a sua página e coloque a sua questão!

Estejam atentas meninas!

Mais sobre o projeto #changebynunopereira AQUI, e ainda podem acompanhar as outras edições no facebook do Nuno Pereira Hair Studio e Living The City. 




créditos: 
Living The City (http://livingthecity.pt/)
Nuno Pereira Hair Studio (facebook.com/nunopereira.hairstudio)
Fotografia: Carlos Ribeiro (facebook.com/carlosrphotographer)

P.S.: Os produtos mencionados neste post foram oferecidos pelo Nuno Pereira Hair Studio e Redken para ajudar na manutenção dos meus cabelos. Se desejar comprar, entre em contato com o Nuno Pereira através do facebook (link acima) ou visite um autorizado Redken. 

2 comentários:

Catarina (Joan of July) disse...

Que explicação maravilhosa sobre o visagismo, Clênia! Já tinha ouvido falar no conceito, mas não sabia ao certo o que seria.

Também é suposto fazer uma visita ao salão Nuno Pereira em breve, deixa lá ver se consigo. Estou a precisar de uma mudança também! :)*

Joan of July

Unknown disse...

É primeira vez que faço uma consulta desta Catarina e confesso que fiquei muito feliz em poder conhecer mais sobre mim, sobre o meu cabelo e aprender a lidar com ele no dia-a-dia. Realmente o visagismo funciona muito bem em vários aspectos da nossa vida, seja nos cabelos, maquiagem, vestuário e muito mais. Fiquei fascinada e só tive uma breve noção do que trata o assunto, mas é bem mais abrangente.
Vais adorar conhecer o Nuno, ele é incrível! Espero que venhas e mudes como tanto deseja, não te vais decepcionar com certeza.
Obrigada pelo carinho! Um beijo grande!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015