Beauty Lessons #2 Learnt from Sali Hughes



Basicamente conheci a Sali através do seu livro The Pretty Honest, lançado no ano passado e que adoro ter como manual de beleza, embora ela já seja bastante famosa através da sua coluna no The Guardian, foi com este livro que mais aprendi. E por isso, decidi trazer uma das lições de que ela fala e que vos pode ser útil também.


Se já leu o seu livro, com certeza absorveu estes conselhos ou dicas, de quando for às compras e tiver que identificar na sua consultora de beleza o perfil adequado, onde você saberá logo se ela está a ajudar-te ou simplesmente preocupada em atingir objetivos de vendas.

Então a pergunta que necessita de respostas neste momento é:

Como Identificar Uma Brilhante Consultora?

  • A consultora vos diz quando diferentes marcas fazem algo melhor do que a que ela representa. Ex. Quando a consultora diz: " Os nossos batons são ótimos, mas se você quer apenas um blush, aconselho um da Nars", que é o melhor. Acredite nela.
  • A consultora vos diz duas vezes ou mais coisas adoráveis sobre o seu rosto, ao invés de coisas desagradáveis. Ex. "Sua pele é clara o suficiente para usar apenas um hidratante com cor... Nós podemos fazer com que os seus olhos pareçam maiores apenas com uma sombra clara - Você pode usar brilho uma vez que não tem rugas ali". Isto é simpático, profissional e educado.
  • Ela/ Ele tem boa aparência. Não necessariamente precisa ser bonita, mas sim bem apresentada. Uma mulher que entende como evidenciar o que tem de melhor, e sabe o que um bonito cabelo e maquiagem atualmente representa ou deve parecer, é alguém que você pode confiar para fazer o mesmo por você.
  • Ela/ Ele faz perguntas. Uma boa consultora não te dará uma mudança de visual ou lição sem antes descobrir quanto tempo você tem para se arranjar todos os dias, quanta maquiagem você já possui, qual avançado é o seu conhecimento, como atualmente você quer se apresentar. Pessoas que amam beleza são curiosas sobre beleza. Eles / Elas não conseguem evitar de perguntar.
  • A consultora permanece simpática para você quando você não compra nada. O argumento decisivo. Uma consultora de vendas que continua a fazer você sentir-se bem, e dentro do seu perfil, "oferece" sugestões ou amostras de produtos, pensando numa futura venda, todas as vezes que você visita a loja. Esta é realmente alguém preocupado com o seu bem-estar e que ama o que faz e não está apenas preocupado com números.

Além destas sugestões que a Sali descreve e que absorvi, houveram outras que fui adaptando e colocando em prática antes de fazer uma visita às lojas. 

Faça a sua pesquisa antes de ir às lojas. Todas nós sabemos que ir às compras de cosméticos é uma terapia, pelo menos para mim. Mas, ter uma conselheira "terrorista" para acabar com as suas expectativas é meio caminho andado para o trauma e um banho de água fria. Por isso, saber o que quer é um bom começo para ter sucesso nas suas escolhas. E eu já apanhei de tudo, do melhor e do pior, então, saber o que se quer é um bom começo.

Ninguém melhor do que você para conhecer bem as suas necessidades. Se você precisa de algo e tem ideia que isso é o melhor para si, não se deixe demover, principalmente quando você pergunta sobre o que o produto pode fazer por si e a consultora muda de assunto e apresenta um diagnóstico sobre os seus defeitos. Uma consultora que te faz sentir mal, não merece a sua atenção, pois existem muitas maneiras de aconselhar e por isso, há que evidenciar o que temos de melhor e não relembrar os nossos defeitos, pois estes já conhecemos de cor e salteado. Nestes casos, educadamente diga não e dispense a sua presença. 

Faça uma lista e estabeleça um orçamento. É muito fácil dispersarmos e cairmos na tentação de comprarmos coisas desnecessárias ou dispensáveis, por isso é uma boa forma de não se arrepender da compra. 

As consultoras possuem objetivos de venda, por isso cuidado quando você procura um desmaquilhante da Clinique que custa 28 euros e ela vos oferece um Sérum da Dior Prestige que ronda os 200 euros. Por experiência própria, ouça tudo o que ela tem a dizer, porque realmente passará uma informação verdadeira, mas não se deixe influenciar, mas educadamente diga que este momento não é o mais adequado para uma compra destas. Garanto-lhe que além dela ter cumprido o seu papel, ainda oferecerá algumas amostras dos cremes que lhe sugeriu para vos estimar e garantir uma próxima venda.

Independente do seu orçamento, pode dar uma vista de olhos nas novidades e experimentar umas quantas coisas que sempre desejou. Nem tudo o que adoramos na net é tão bom na realidade, por isso esteja atenta àqueles produtos que estão debaixo de olho quando têm a oportunidade experimentar antes de comprar, apenas para confirmar se realmente vale a pena o investimento, pois muitas vezes é disso mesmo que se trata, um grande investimento.

Com carinho,

Clênia Daniel.

P.S.: O livro The Pretty Honest Book by Sali Hughes, serviu de inspiração para este post e as partes que estão em itálico foram traduzidas e adaptadas para este artigo. O livro pode ser encomendado online através do Amazon na versão E-book ou em papel e é excelente para quem gosta de beleza. 

3 comentários:

Ana Burmester Baptista disse...

Eu confirmo!!! Esse livro vale todos os tostões!!

Unknown disse...

É mesmo não é Ana? Acho que é quase um cosmético que não podemos deixar de usar. Consulto sempre quando tenho dúvidas numa compra. :)

Unknown disse...

Óptima sugestão. Nao conhecia o livro mas certamente vou encomendar. Acho que me vai trazer muitas vantagens no futuro :)

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015