Nostalgic Mood



Começam a piscar as luzes de Natal e eu entro em modo saudade. É automático. Não há o que fazer.
Hoje quis que a minha casa tivesse outro cheiro, que não de inverno, que lembra canela ou chocolate. Trouxe algo parecido com bombons Raffaello, como o marido lembrou e bem.
Fiz algo que comia não muito durante a infância, mas que lembra festa, celebração e a mesa da noite de Natal.



Pois no hemisfério sul está tudo mais quentinho e bronzeado. Agora pensem comigo, há coisa mais quente do que está mergulhado em caramelo e baunilha? É como se uma pele imaculada de tão branca, tomasse um pouco de sol e essa luz ao tocar a imaculada pele se enchesse de cor, onde quase não havia nenhuma. É assim este Manjar de coco, a sobremesa que tanto gosto e que me remete ao natal/ verão tórrido dos tempos de outrora.


 Adoro a sua textura lisinha por fora com consistência de pudim e felpudo por dentro, uma explosão de sabor a coco, a verão, a algo suave e até indulgente, pois obriga-nos de certa forma a trincar as raspas sem que consigamos ignorá-las de tão saborosas que são. 

Agora penso que, enquanto cozia, inundava o ambiente com um aroma que lembra praia, férias e descanso, bem merecidos se fizessem o favor, para já!

Depois de guarnecido em um banho de caramelo e baunilha, é um misto de tudo o que gosto nos meus dois mundos, o real e o que sempre será meu, no meu coração. Uma deliciosa mistura que tento a todo custo tornar o mais harmoniosa possível, sem que para isso tenha que perder o melhor do seu sabor ou do seu apetite visual.

 E além de partilhar histórias, memórias e devaneios, partilho convosco a primeira fatia desse delicioso manjar, bem como a receita para quem quiser preparar.

1litro de leite
100g de coco ralado
1 lata de leite de coco
6 colheres de maizena
8 colheres de açucar
ameixa em calda/ calda feita com doce de morangos

Separe 1 copo de leite para dissolver a maizena. 
Junte todos os outros ingredientes, menos as ameixas em calda/ morangos, pois servirão apenas para acompanhar na hora de servir o manjar.
Em uma panela junte tudo em fogo baixo, junto já dissolvida a maizena em leite, por último e continue a mexer até engrossar. Quando começar a engrossar, espere 1 minuto e apague o fogo.
Em um recipente que irá para a geladeira, molhe-o previamente por dentro e retire a água mas, não seque. Despeje o conteúdo da panela neste recipiente, espere esfriar e leve a geladeira por pelo menos 2  horas.
Se usar pequenas tigelas, esta quantidade prevê um rendimento de 20 porções. 

Como fiz em uma tigela grande, não sei. 

Retirei para um prato e misturei o caramelo com a baunilha e um pouco de água, depois pus por cima. Vocês podem usar as ameixas como sugestão, eu não usei porque não encontrei. Ou ainda podem usar doce de morango ligeiramente diluído em água ou até pode ir ao fogo para ferver. 

Façam como acharem mais delicioso amores, mas deliciem-se.

Muahhhh!!!

Clênia Daniel. 

5 comentários:

Unknown disse...

Ai amiga fiquei com água na boca :)
Nunca comi esse doce mas ele tem um aspecto divinal!!!
Obrigada pela partilha e pelo post, adorei ler tudo o que escreves-te :*

Catarina disse...

Querida, adorei a receita e estou muuuuuuito tentada a fazê-la num futuro muito próximo :) entretanto, nada como matar as saudades de um Natal tão diferente do nosso, enchendo a casa de cheiros quentes que lembram certamente muito o Brasil :)

Beijinhos, Catarina*

http://day-dreamer.blogs.sapo.pt/

Fabiana Moura disse...

Adoro côco, tenho que experimentar! **

Inês Santos disse...

Que aspecto delicioso *.* Adoro coco, acho que vou ter de experimentar esta receita um dia destes :)
Um beijinho*

Sara Cabido disse...

Que publicação tão bonita, doce Clênia! Tão sincera, tão nostálgica. Compreendi todas as tuas palavras e a saudade, é um sentimento doce-amargo que teima em ficar, em não ir embora. Mas isso é bom! Relembra-nos que até hoje, aproveitámos a vida na sua plenitude e que levamos conosco na bagagem, uma pilha de momentos bonitos, eternos!

De caminho, vou ter que confessar que este fim de semana vou já experimentar esta receita; parece ser uma de-lí-cia!


Um beijinho, Sara ♥
http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015