Quero tudo em Capitonê!


Ao longo dos anos tenho notado que os meus gostos têm mudado bastante, acho que sempre gostei do clássico, depois entrei numa onda do moderno, mas por fim gosto do clássico, vintage com um toque de modernidade, pois apontamentos vintage personalizam o ambiente e eu gosto disso.
Desde que conheci o meu marido, tenho adquirido especial gosto por alguns objetos antigos, porque ele ama carros clássicos, que para mim eram considerados lixo, agora compartilho deste apreço com ele, só que por outros objetos, nomeadamente móveis. Não consigo jogar fora cadeiras, sofás, armários, coisas do gênero que podem ser facilmente recicladas e dão aquele toque perfeito em qualquer ambiente. Acho que até poderia fazer parte daqueles programas do TLC - Buried Alive, no que diz respeito a esse tipo de coisa. Não posso ver nada do gênero que penso logo! Vou lixar, pintar e vai ficar o máximo! Ou, vou forrar e isso vai ficar maravilhoso, como novo, ou até melhor! 
Então, como ando na onda dos projetos "at home" acabei por encontrar algo que eu acho muito lindo e nunca soube fazer que é "capitonê" nos estofados foi algo que sempre me fascinou mas, que eu não imaginava como seria feito e que sempre pensei que se mandasse para um estofador ele cobraria uma fortuna. 
Agora faça você mesma!!!
  MATERIAIS:

  1. Tecido de sua preferência, sintético para sofás, veludo, etc.
  2. Espuma média cortada na mesma medida da madeira que vai forrar (ex. cabeceira da cama).
  3. Uma chapa de madeira no tamanho desejado.
  4. Manta acrílica
  5. Pregos pequenos com cabeça
  6. Grampeador de estofados ( agrafador para estofados )c/ grampos ou agrafos.
  7. Cola quente
  8. Botões forrados com o mesmo tecido ou se preferir com outra cor para dar contraste.
  9. Fita métrica ou trena
  10. Caneta, lápis, tesoura e martelo.

PASSO A PASSO:

Abra a manta acrílica no chão e coloque sobre ela a espuma cortada na mesma medida da superfície a ser forrada.
 Prendendo com o grampeador / Agrafador / Rocama.
Faça isso em todos os lados até que fique exatamente como na foto seguinte.
De seguida, faça o mesmo com o tecido, tomando o cuidado para que fique bem esticado.
Não economize nos grampos, tomando o cuidado para que eles fiquem esticados, ou seja, nada de grampos amassados ou tortos, ok?
Veja como deve ficar quando você virar a peça.

Marque no tecido a distância de cada ponto que você quer o capitonê, fica a seu gosto, pode ser mais fechado ou mais aberto. Esse foi marcado de 6 em 6 cm.
Bata os preguinhos nesses pontos.
Comece traçando uma reta de pontos no meio da peça.
Guiando-se pela reta do meio, faça pontos intercalados.
Olhe como deve ficar.
Com os botões já forrados ( forra-se em loja de aviamentos e armarinhos ).
Comece a colar sobre os pregos com cola quente.
Pronto e está feita a sua cabeceira nova.

Para fixar na parede compre suportes como aqueles dos porta retratos, só que maiores e mais fortes, fixe na cabeceira e depois esta pode ser pendurada na parede que deve ter ganchos para segurá-la.
Ou assim, se preferir.
Antes de fixá-la a parede, prepare o avesso: use cantoneiras que se usa para colocar trilho de cortina, 2 em cima e 2 embaixo e junte uma a outra com 2 parafusos.
Primeiro fixe as 4 das extremidades ( 2 em cima e 2 embaixo), meça a altura que queira e marque na parede e fixe, depois pegue a cabeceira e apoie em cima das cantoneiras que estavam parafusadas na parede e prenda com os parafusos.



Espero que tenham gostado Gatunas e boas invenções!!!

Olhem só uma das coisas que andam pela minha cabeça...
Beijos!

Gatuna Tupiniquim.

3 comentários:

A Tulipa Azul disse...

Muito bonito.:)

Nika Siqueira disse...

Gosto muito desse estilo também amiga, acho super giro... um dia terei uma cama com essa cabeceira.. Um sonho né? Bom quando vc fizer as suas mudanças posta aqui para a gente.. adoro essas coisas... Beijinhos

Piki disse...

Ainda bem que gostaram!!! Estas coisas úteis são sempre bem vindas não é mesmo? Obrigada pela visitinha meninas! Bjs!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015