Prescinde da aceitação DOS OUTROS!

Hello Gatunas!!! Tudo bem?
Espero que tenham passado bem o ano e que em 2012 possamos estar juntinhas, sempre compartilhando os bons momentos da vida não é mesmo?
Bem, hoje quis começar o ano com uma materia muito interessante que saiu na Cosmopolitan portuguesa, escrito pela Women Coach, Silvia Baptista, pois tenho lido mês a mês os conselhos desta profissional e acho que são muito importantes e que só acrescentam algo de bom a nossa vida. Então, resumidamente, vamos a isso ok?
 

"Nem sempre é fácil, mas há que saber valorizar a tua opinião e pô-la em primeiro lugar..."
A maioria das pessoas com as quais esta Women Coach trabalha, são geralmente pessoas que necessitam de melhorar a sua autoestima. Há em todas elasa ideia de que valem menos do que na realidade valem e isso,por si só, causa estragos e gera angústias pesadas e, muitas vezes, paralisantes. Quando a nossa autoestima não acompanha o nosso real valor,colocando-nos para baixo e diminuindo-nos, sentimos que precisamos dos outros para validar todos os passos que damos. Seja porque fomos educadas a ver valor apenas nas outras pessoas, ou porque vivemos situações que fazem duvidar de nós mesmas, a verdade é que quando recorremos a quem está conosco para aprovação, muito dificilmente cresceremos e evoluímos, deixando nas mãos dos outros o controle sobre o nosso bem-estar e estado de espírito.

A origem do problema

Apesar de rejeitarmos esta ideia quando pensamos nela, concreta e racionalmente, a verdade é que os hábitos de pensamento que estão na base da pouca autoestima nos surgem de forma tão automática, que parecem naturais em nós. Mas não são. Não nascemos assim. As crianças não são assim. Tornamo-nos assim. Que é como quem diz que, se trilharmos esse caminho, podemos semrpe fazê-lo de volta e voltar a um lugar dentro de nós que nos permita perceber o nosso real valor. Uma vez aí, e ao longo do caminho, vamos percebendo que não precisamos que nos digam que somos bonitas e temos valor para que nos sintamos naturalmente assim.

Crescer e evoluir

Para sair deste estado de espírito, é preciso que tenhas vontade. E falo de vontade, a serio, daquela que nasce do cansaço de agirmos como agimos ou da simples necessidade de pensar e sentir de forma diferente. Os processos de mudança podem ser duros e a motivação para entrar neles é fundamental. Sugiro que encontres um momento em que estejas calma e serena e tentes identificar as situações que te deixam a pensar que não vales nada. É no trabalho? Em família? Na tua relação? Analisa qual é o gatilho que te leva por essa estrada escura e coloca-o num papel. Depois, percebe o que TU e só TU podes fazer para mudar essa situação. Será preparares-te para uma apresentação no trabalho? Ter uma conversa com o teu parceiro? Perder peso? Descobre o que podes mudar mas que esteja apenas nas tuas mãos. E pouco a pouco, passo a passo, se estiveres realmente comprometida contigo mesma e com estas pequenas mudanças, os resultados vão surgindo e nada nos dá mais força do que aquilo que conseguimos sozinhas e pelas nossas mãos. Está nas tuas mãos reclamar o poder sobre a tua vida. Ninguém  tem de te validar para sentires que tens valor. Ele existe e está aí dentro. Só tens de o procurar. Mãos á obra!

PARA CONSEGUIRES DISPENSAR A SUPOSTA ACEITAÇÃO DOS QUE TE RODEIAM, É PRECISO QUE TENHAS FORÇA DE VONTADE E AUTOESTIMA.



Por isso meus amores, devemos trabalhar com afinco para elevar a nossa autoestima e só assim conseguiremos prescindir da aceitação dos outros, afinal basta que nós nos aceitemos para que sejamos realmente felizes.

Um grande beijo a todos e obrigada por estarem comigo!!

Gatuna Tupiniquim.

Fotos: google images, texto: cosmopolitan Dezembro/2011.

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015