Como ajudar um amigo...

 ...podemos pensar que eh facil, simples como um estalar de dedos mas, não creio que seja assim tão rapido e completamente eficaz como o barulho gerado pelo friccionar dos nossos dedos naquele instante. Digo isso porque, para mim um amigo eh alguem que ganhou a minha simpatia, caiu nas minhas graças e eu o estimo com sinceridade, por isso não precisa ser alguem tão proximo e que de preferência não se faça tão ausente mas, se precisa de uma mão, se precisa de uma perna a gente faz o sacrificio para servir porque o que se quer eh ver o outro bem, afinal ninguem tem gosto em ver o outro triste ou sofrendo.
As vezes eu penso que uma palavra pode ajudar o meu amigo mas, constato que afinal não ajudou quando percebo que nada mudou ou ate piorou, dai caimos em nos a refletir sobre o que se pode fazer para "resgatar" aquela pessoa, que você considera seu amigo, e faze-la sorrir novamente, voltar a ter a alegria ou entusiasmo de outrora, como dar força a quem perdeu todas as forças lutando? Sera que dedicar-se a essa amizade e lhe "fornecer" palavras de conforto, ouvidos de psicologo, apoio financeiro, moral e emocional vai ajudar esse amigo a superar tudo e sair do buraco que ele mesmo cavou para se enterrar ou que cavaram para ele e lhe jogaram la dentro? Sera? Eu tambem não sei.
Eu so sei que quando estimamos alguem, gostamos de alguem, amamos alguem, todo o esforço eh valido, mesmo que naquele momento ou em momento algum o seu amigo enxergue isso ou venha um dia sequer reconhecer o seu esforço e dedicação. Você eh o que conta nesta hora e este "amigo" pode nunca ser seu amigo mas, você pode dizer com toda a convicção do mundo que foi e eh um amigo para ele.
Essas coisas de sentimentos são muito complicadas ou quem sabe somos nos que complicamos tudo mas, aprenda a não deixar uma boa ação para tras, um ato de generosidade em um mundo tão individualista quebra todo o ciclo mesquinho que se completava e se fechava.
Costumo dizer que amigo eh alguem que escolhemos para amar e que não faz parte da nossa familia mas, que gostariamos que fizesse, então se você não sabe como ajudar o seu amigo eu tambem não sei, mas sei que juntos vocês podem encontrar uma preciosa solução.

Beijos a todos os meus amigos! todas as minhas Gatunas e todos aqueles que passam por aqui e leem as minhas palavras.
Fiquem com Deus!

2 comentários:

A veracidade dos sonhos... disse...

Amigo é aquele que, mesmo sem querer ou saber, já nos surpreende com as suas atitudes impensadas, entusiastas e dignas. Amigo é aquele que, mesmo sem saber o que fazer, já está fazendo pelo simples fato de sorrir e de nos transmitir alegria. Amigo é aquele que, alegrando-se ou chorando conosco, está ali, na presenca da ausencia...
Um amigo me ajuda quando ele, mesmo sem entender, procura compreender, mesmo sem poder, procura agir, mesmo sem querer, procura tentar.
Voce é a pessoa mais sensacional, e de todos os amigos, o mais leal. Voce é a pessoa mais verdadeira, pura e sincera que eu já pude encontrar, que nao se satisfaz o material, mas que se entrega ao emocional e ao natural. Voce é de todos, a única que consegue me motivar a buscar, a única pessoa em quem percebo, alegria em poder compartilhar da minha alegria. A mais sensível, a mais amiga, a irma que todos gostariam de ter.

Obrigada por tudo, por cultivar essa amizade tao linda e tao real na minha vida.

Unknown disse...

Você me calou e as lagrimas falaram por mim neste momento em que leio as suas palavras. Beijos amiga!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015