Fator E....de Elegância

Qual o segredo das francesas para serem internacionalmente conhecidas pela sua elegância descontraida?


A revista ELLE de fevereiro 2011, trouxe uma materia que desvenda todo esse misterio que nos, simples cidadãs do mundo, não sabemos porque não nascemos ou vivemos cercadas pelas lojas das principais marcas de moda, mas precisamos saber.

A ELLE diz que não eh a idade, nem o dinheiro ou posição social e fala que a cantora Vanessa Paradis e a atriz Audrey Tautou usam um vestido de gala em Cannes com a mesma elegância descontraida que Charlotte Gainsbourg usa uns jeans e umas bailarinas em um dos seus passeios por Paris e questiona como conseguem?
Eh possivel perceber quando se analisa o passado da corte francesa pois, ja naquele tempo a moda era importante  para a cultura. E tudo o que se passa na moda em Paris, enche as folhas da imprensa diaria. Criticos de moda analisam tudo ao pormenor, interpretam a moda e filosofam sobre ela. O nosso olhar sobre a "moda" eh diferente, acabamos por nos importar mais com os vips e as roupas que não se consegue usar.
Para as francesas os exageros servem de inspiração, mas não são para serem seguidos a risca. Isso ja faz parte do DNA delas. Se pararmos para analisar a moda francesa muda menos que a moda italiana e respeita sempre o codigo de elegância maxima: nada de maquilhagem e joias exuberantes. Na Franças as jovens aprendem desde cedo a discernir a sua definição de estilo pessoal.
"Resumindo, o guarda-roupa de uma francesa eh surpreendentemente escasso, mas ultra-elegante. Elas investem em moda em vez de tendências e, aos quarenta, ainda usam com orgulho a carteira 2.55 Chanel comprada com o primeiro ordenado. O lema? O less is more de Sophie Marceau - blusa e blazer preto, calças skinny e cabelo curto - ou de Clemence Poesie - vestido tweed, clutch e peep toes, tudo Chanel -, que atingem assim a essência do chique francês sem esforço: classicas, descontraidas e sexy."
O segredo da mulher francesa eh o seu jogo de ilusão, pois envelhecer com dignidade e manter a boa aparência eh sua principal preocupação, sem nunca deixar transparecer os esforços. Diz-se que sedução em francês soletra-se discrição, pois a maquilhagem para "no make up" e o cabelo apresenta-se ligeiramente penteado, causando a ilusão de quem se levantou ja perfeita pela manhã. Nunca faz exercicio fisico e são as mais magras entre a media europeia, não obstante o fato de cada um em três produtos comprados na farmacia serem produto de emagrecimento ou anticelulite. As francesas são elegantes com filhos e carreira, mas como conseguem?
Conclui-se que têm uma atitude sempre centrada no proprio bem-estar, pois reservam tempo para uma pausa no almoço, passam o fim de semana perto do mar, fazem longas ferias de verão em locais igualmente chiques, porem discretos.




Bjs meninas! e vamos praticar a elegância como se francesas fossemos.

3 comentários:

Unknown disse...

Analisando bem o assunto em questão, acho que a principal razão se deve ao facto de as mulheres francesas estarem constantemente a pensarem em formas de vestirem roupa que tape os sovacos. Tentando sempre acompanhar a moda nas suas tentativas, mas tendo sempre como principal objectivo a ocultação do seus "frondosos" e "matudos" sovacos. A utilização de roupa de marca é deveras secundária. Tenho dito...

Unknown disse...

Ainda bem então que es casado com uma brasileira...lembras do Glenn Quagmire ontem? " eh para deixar essa tira? não tire tudo e ele respondeu: Ok então eh a brasileira! Sabes muito bem daquilo que falas e dos teus gostos, de que adianta elegância e moda, se não ha higiene...xiiiiii es triste.

Nicole Bernardes disse...

Adorei o post, tb admiro a elegância sem esforço dos franceses...os homens tb arrasam diga-se de passagem hehehe

bjos

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015