Doença Gengival



Olá gente! hoje vim falar com vocês de um assunto que atinge 1 em cada 4 adultos, a doença gengival que pode englobar recessão da gengiva, gengivite e periodontite. Eu por acaso visitei a dentista no sábado e descobri que estou com início de recessão da gengiva em alguns dentes, não são todos. Até pensava que tinha alguma cárie mas, a médica disse que não. E explicou-me, porque eu não sabia, que as gengivas tinham encolhido devido a forma como escovo os dentes, por usar uma escova de cerdas duras e por aplicar demasiada força ao escovar os dentes ao ponto de ferir as gengivas também. Enfim, a minha visita foi apenas para fazer uma limpeza e descobrir que a recessão gengival é uma doença irreversível, ou seja, uma vez que a gengiva encolheu ou subiu, ela não volta ao local e isso causa-me imensa sensibilidade dentária pois, a raiz do dente fica exposta e tudo o que seja, quente, frio, doce...causa-me dores e este processo se eu não tratar, pode piorar ao ponto de ficar sem o dente ou os dentes.
Eu não sei se alguém que passa por aqui tem ou conhece alguém que tem ou já teve um problema como esse...a minha mãe já teve gengivite e eu vi como aquilo era terrível. Por isso, fiz uma pequena pesquisa acerca do assunto para esclarecer um pouco as pessoas que visitam o blog e para que possam evitar problemas futuros deste tipo, ok?


O que é a doença gengival?
 
A doença das gengivas é uma inflamação das gengivas que pode evoluir, afectando o osso que rodeia e suporta os seus dentes. É causada pelas bactérias da película que se forma naturalmente em torno dos dentes e gengivas. Se não for removida através da escovagem e do uso do fio dentário, diariamente, forma-se cada vez mais placa bacteriana, torna-se dura ou mineralizada e as bactérias existentes infectam não só as suas gengivas e dentes, mas também eventualmente os tecidos que suportam os dentes. Isso pode levar à mobilidade dentária, perda dos dentes ou à necessidade de serem removidos pelo seu estomatologista ou médico dentista.
Existem dois estadios na doença gengival:
  • Gengivite - é a fase inicial e reversível da doença gengival. É uma inflamação das gengivas provocada pelo crescimento da placa bacteriana na zona entre o dente e a gengiva. Se a escovagem e o uso do fio dentário não removerem essa placa bacteriana, são produzidas toxinas que podem inflamar o tecido gengival, causando a gengivite. Pode-se observar hemorragia durante a escovagem, sendo este o primeiro sinal de alerta para a doença.
  • Periodontite - esta é a fase irreversível da doença, quando o osso e as fibras de suporte que mantêm os dentes no seu lugar foram irremediavelmente afectados. As suas gengivas podem começar por formar uma bolsa abaixo da linha gengival que retém alimentos e placa bacteriana. Um tratamento dentário adequado e um cuidado melhorado na higiene oral podem, eventualmente, prevenir a progressão da doença.
Como sei que tenho uma doença gengival?
A doença das gengivas pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos. Detectada no seu início, a doença gengival pode ser reversível. Visite o profissional de saúde oral se observar algum dos seguintes sinais ou sintomas:
  • Gengivas avermelhadas;
  • Gengivas inchadas;
  • Gengivas com hemorragia durante a escovagem, a mastigação ou uso do fio dentário;
  • Dentes que parecem mais compridos pela recessão das gengivas;
  • Gengivas que se separam dos dentes, criando bolsas;
  • Aparecimento de espaços entre os dentes ou alteração no encaixe dos dentes;
  • Formação de pus entre os dentes e as gengivas;
  • Mau hálito constante e mau sabor na boca.
Como se trata a doença das gengivas?
As fases iniciais da doença gengival podem ser reversíveis através da escovagem e do uso de fio dentário. Uma boa higiene oral ajudá-lo-á a impedir que a placa bacteriana se forme.
Uma destartarização profissional feita no consultório dentário é o único meio de remover a placa bacteriana que se formou e calcificou, formando o tártaro ou cálculo. Caso o seu problema seja mais grave, pode ser preciso fazer um alisamento radicular. Trata-se do alisamento por raspagem de algumas irregularidades das raízes dos seus dentes, tornando mais difícil a aderência da placa bacteriana.
Através de consultas regulares, a fase inicial da doença das gengivas pode ser tratada antes que avance para um problema mais grave.

O que é a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária é a dor de dentes causada pelo desgaste de qualquer superfície do dente ou do tecido gengival. A causa mais comum da sensibilidade dentária nos adultos é a exposição de raízes dentárias devido à recessão gengival. As raízes não estão cobertas por esmalte e, por isso, centenas de canalículos dentinários que comunicam com o nervo do dente (polpa) estão expostos.
Como sei que tenho sensibilidade dentária?
Se já sentiu alguma vez uma sensação dolorosa nos dentes após beber ou comer alimentos ou bebidas quentes ou frias, já teve sensibilidade dentária. Esta é uma situação que afecta um em cada quatro adultos, sendo uma condição que aparece e pode desaparecer ao longo dos tempos.
Como se trata a sensibilidade dentária?
Em primeiro lugar, informe o profissional de saúde oral.
Os dentes sensíveis podem ser normalmente tratados com sucesso. Pode-lhe ser recomendado fazer uma escovagem com um gel de flúor ou um bochecho de flúor. Também pode experimentar pastas dentífricas pouco abrasivas, com uma composição específica para dentes sensíveis. Pergunte ao profissional de saúde oral quais os produtos para a sensibilidade dentária mais indicados para si.
Escove correctamente os dentes, caso contrário pode provocar-lhes desgastes desnecessários, tornando-os sensíveis. Uma escovagem excessivamente forte, a utilização de escovas de dentes duras, a ingestão frequente de bebidas gaseificadas, a existência de uma prótese removível desajustada podem conduzir à abrasão (desgaste da superfície dentária).

Fonte da matéria: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+oral/saudeoral.htm

Ahhh! como tratamento a minha dentista só me mandou mudar de escova de dentes para uma com cerdas macias ou extra macias e usar um creme dental para dentes sensíveis. Mas, eu como sou previnida comprei Sensodine Rapid ( o creme dental que alivia imediatamente a sensibilidade dentária, basta colocar um pouco no dedo e colocar em cima do dente ), comprei também outro creme dental, Parodontax, que foi o creme que a minha mãe usou no tratamento dela quando teve gengivite, é comprovadamente a melhor pasta dos dentes para tratamento específico das gengivas, ou seja, tratamento contra inflamação e irritação da gengiva. E por fim, achei que já não sei escovar os dentes por isso, comprei uma escova de dentes elétrica, uma vez que ela escova sozinha e eu só preciso direcionar onde quero que ela lave, já não preciso aplicar pressão e sinto que os dentes ficam bem lavados na mesma, por isso espero que agora, com essas providências todas a recessão das minhas gengivas estacione, porque saúde começa pela boca não é?
É isso amigas, tenham uma ótima semana. Beijão para todas.

Créditos da foto: Portal Angel.com

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015