Step by Step - Sushi (Receita com Salmão, Frutas, Verduras)

Créditos da foto: Blog conversa de menina

Sushi - step by step

  • 1 - Como preparar arroz, frutas, peixe e rolos
    Em casa e cerca de 2 horas antes, coloque o peixe no congelador para facilitar o corte. Afie a faca de corte, prepare uma tábua larga, a tigela grande com água e um pano onde pousar a esteira. Tudo junto a água corrente, uma vez que a higiene é a marca do sushi.
  • 2 - o arroz do sushi
    Prepare o arroz num tabuleiro e no forno, deixando-o ferver 10 minutos no dobro da água, mas com menos sal que o habitual. Depois de apagado o forno deixar outros 10 minutos e juntar vinagre de arroz a gosto: comece com 1 colher de sopa por cada chávena de arroz que fez e vá juntando mas não deixe que o sabor se torne demasiado evidente.
  • 3 - o corte das frutas e do peixe
    Enquanto o arroz arrefece corte os vegetais e descasque e tire as sementes da fruta. Corte tudo em lascas de menos de 1 cm de espessura, mas o mais compridas possível. Alinhe-as na tábua sem as misturar. O cebolinho é cortado finíssimo longitudinalmente, bem como o alho francês ou o alho-porro. Se gosta de wasabi (a pasta verde picante) prepare-a caso tenha comprado em pó. Atenção: uma gota de água e duas colheres de café bastam para muitos rolos. Corte também o peixe em tiras semelhantes aos legumes e vegetais. Para o peixe use uma faca afiada. Entretanto pode preparar o sésamo numa pequena frigideira, sem adicionar gordura, até começar a ouvir estalidos. Cuidado, se ficarem escuros ficarão também amargos.
  • 4 - como fazer os rolos
    Sobre a face da esteira coloque uma folha de nori com a rugosidade para cima. Humedeça-a. Pegue num pouco de arroz e construa sobre ela uma camada fina mas homogénea sem tapar totalmente a folha no lado oposto a si. Espalhe um fiozinho de wasabi e coloque sobre ele a combinação que desejar de frescos (pode ser só peixe, só fruta, ou qualquer mistura). Enrole pressionando ligeiramente. Uma vez terminado retire simplesmente a esteira e corte-os em fatias de não mais de 2 cm com uma faca afiada e molhada. Poderá tentar fazer rolos com o arroz à vista, coberto de sésamo. O processo é inverso, com o nori a receber os frescos. Uma vez feito o rolo, de forma idêntica, role-o sobre o sésamo ou até sobre ovas de salmão. Na mesa coloque tigelas com soja; montinhos de wasabi e gengibre em conserva e deixe que apreciem o seu trabalho.

    Fonte: http://www.mardanoruega.com/Receitas+e+inspira%C3%A7%C3%A3o/Sushi%2C+sashimi/Step+by+Step

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015