Pátina e decoupage - Eu que fiz!

Oi meus amores!! Hoje decidi mostrar um trabalho que fiz em Março deste ano mas, que ainda não tinha me entusiasmado para publicar.
Tudo nasceu da minha curiosidade para aproveitar objetos antigos que iam para o lixo, pois nas minhas andanças na net encontrei tanta coisa legal e bonita, coisas vintage e retrô e como a moda é essa, acabei por me apaixonar. Daí, quis começar por costumizar uma cúpula de abajur para ver como ficava, então consegui a matéria-prima para o meu trabalho, um abajur de pé antigo que ia diretinho para o lixo e algumas cadeiras que também teriam este destino (falta-me uma mesinha redonda para colocar flores) mas, já vou providenciar pois, vi no Ikea (branca - 20 euros, um charme!).

A cadeira era esta, eu tirei o assento e passei decapante para tirar o verniz da madeira, quando o verniz amoleceu com uma espátula e lixa, tive que retirar todo o verniz. ( Você pode usar uma lixadeira, mas o meu trabalho foi feito mesmo à mão).


O mesmo foi feito com o pé do abajur.


Depois de retirado o verniz eu apliquei tinta rosa clara para madeira como cor base, mas pode ser vermelha, azul, qualquer cor, ou mesmo o branco, como é habitual.



Gente esta sou eu, no horário do meu almoço ansiosa por ver o resultado daquilo que eu tinha em mente...


Eu pintei 2 demãos de rosa e 2 demãos de pátina branca, esperei entre uma e outra demão pelo menos 4 horas e depois de todas as demãos dadas, esperei 24 horas para poder lixar e dar o efeito desgastado.

Para lixar usei uma lixa fina que era para não estragar, tive medo de carregar muito no desgaste pois queria apenas algo suave.

Eu lixei nas bordas, nos relevos altos...não se vê muito bem mas, lixei os contornos...(vista de frente)

Vista de costas...após ter sido lixada, foi aplicado verniz fosco e depois de seco, voltou a levar o assento, já com um forro novo.
A cúpula era vermelha...eu tirei da internet muitas figuras e fiz a decoupage ( colagem ) na cúpula, ficou como eu queria! com os restos do tecido do forro para o assento da cadeira fiz as bordas da cúpula, colei com cola quente. Comprei o bico rendado ao metro baratinho e também colei com cola quente. Ainda faltam fotos do acabamento final, que levou uma fita de cetim rosa entre a decoupage e o tecido, também com cola quente. Não sei se dá para ver mas no bico rendado tem uma fita fininha cor de rosa que foi passada por entre os furinhos e por trás tem um laço.


O resultado final do trabalho foi este...


Não ficou tão rústico como a maioria dos trabalhos que vejo, eu lixei nos encontros, nos detalhes da madeira para aparecer o rosa por baixo, também apliquei verniz para o pó não sujar a tinta branca e para conservar o trabalho. O forro da cadeira é de um tecido comprado ao metro um pouco mais grosso e resistente ( não compre tecido fino, tipo para roupa pois desgasta-se rápido).


A caixa preta fui eu que fiz e dei ao meu esposo de presente no dia dos namorados, enchi de presentes, coisas legais, ele amou, com as nossas fotos criei tipo um "rolo" de filme, legal né? amo essa caixa.


É isso gente! espero que tenham gostado. Qualquer dúvida entre em contato comigo, ok? ajudarei naquilo que puder.
Um beijão!

Créditos das fotos: São minhas! Se alguém quiser utilizar, favor entrar em contato comigo antes.

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015