Os 3 R's mais importantes - Redução, Reutilização, Reciclagem



Oi gente, falar de reciclagem é falar de saúde pois, quanto menos lixo houver no ambiente menos doenças se propagam, menos sofre a natureza, menos sofremos nós, que o produzimos.
Quando reciclamos, poupamos árvores, poupamos água e poupamos energia, porque reciclar é um processo mais simples do que fabricar e isso gera benefícios para todos, inclusive para o nosso ambiente, uma vez que não precisamos sacrificá-lo para termos os bens de consumo que utilizamos diariamente.
Aqui na União Européia a cota estipulada para cada país-membro promover a reciclagem é de 25% de todo o lixo produzido mas, em Portugal só são reciclados 15,7% por isso, é preciso mais consciência ambiental, é preciso colocar ali pertinho de nós pelo menos 3 recipientes para separar o lixo, é preciso perceber que não custa tanto separar o vidro, do plástico e metal, e o papel, pelo menos.
É até divertido reciclar. Podemos usar cores diferentes para fazer esta seleção e depois levamos até o ECOPONTO ( são grandes contentores para que a população possa depositar o lixo já separado em casa) este lixo para ser tratado.
Pessoal, reciclagem é a valorização do lixo, é pegar naquilo que não nos serve mais e transformar em coisas úteis, não precisamos jogar para o chão, podemos levar e selecionar em casa, no trabalho, na escola. Podemos ensinar as nossas crianças a importância de serem educadas e preservarem a natureza.
Eu sei que só isso não é suficiente para curar os males do mundo mas, já é um começo. Sejamos mais verdes! Deixemos de olhar para o nosso próprio umbigo e passemos a olhar mais na nossa volta, para tudo aquilo que nos é benéfico e que precisaremos para a toda a vida.
Por isso, se você não é verde e quer ser, comece simplesmente colocando sacos de lixo pendurados e neles coloque papel, no outro plástico e metal e no outro vidro. Logo que possa compre baldes com cores diferentes, o azul (papel), o amarelo (metal e plástico) e o verde ( vidro), se quiser coloque os nomes para identificar facilmente. É fácil, limpo, útil e super agradável não ficar a espera de tudo, podemos ser nós a fazer a nossa pequena parte, depois disso vai ficar muito mais simples e automático alimentar essa consciência ambiental no nosso cotidiano, fazendo com que esse e outros hábitos sejam implantados na nossa vida para sempre.

1 comentário:

Mary disse...

Como bióloga, tenho que assinar embaixo!
Obrigada pela visitinha.
Beijos.

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015