O hábito que engorda! Comer vendo tv ou no computador



Uma cena muito comum é a de um grupo de jovens sair do cinema e programar um jantar. Mesmo sem perceber, cada um deles ingeriu um balde de pipocas com cerca de 1200 calorias, durante o filme, além de outro balde de refrigerante.

À medida em que comemos, o cérebro passa a receber mensagens, sinalizando a ingestão de alimentos, o que confere progressiva saciedade ao final da refeição.

– Essa interação entre o estômago e o cérebro é realizada através de hormônios específicos, mas dela participam muitos outros sinais como a visão do alimento, o tempo de mastigação e a percepção do sabor do mesmo. Assim, todos esses fatores podem concorrer para que tenhamos bem definido o tempo de saciedade e o momento de parar de comer – explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Nos tempos atuais de tecnologia avançada, a internet, os jogos eletrônicos e a TV mobilizam as pessoas como nunca. Tornou-se muito rara a refeição à mesa e com ela a família reunida. Aliás, fazer refeições em si, já é coisa do passado.

– Passamos a lanchar mais e principalmente comer enquanto fazemos alguma coisa. Essa atitude leva à ingestão despercebida de alimentos. Comemos muito mais na forma de beliscos e não computamos o que comemos. Não é raro encontramos pessoas que praticamente não sabem dizer o que comem – conta a médica.

Um hábito que se aprende na infância 

Nossos filhos nos observam e geralmente nos imitam. Não adianta ensinarmos a eles o que não fazer, pois eles invariavelmente seguirão mais os nossos hábitos do que a conversa do “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”. Por isso, é melhor cuidar dos próprios hábitos antes de querer moldar os deles.

A primeira geração dos nascidos na era do computador está agora tendo filhos e precisa de orientação.
– Muitos deles tem hábitos alimentares completamente irregulares e não desgrudam de suas "máquinas maravilhosas" nem sequer para comer, imaginem os bebês desta geração. Não estamos falando em fixar horas de navegação na Internet e não estamos falando em educar as crianças. Queremos apenas lembrar de que é muito importante voltar para a mesa, olhar para a comida e ter noção do que estamos mastigando. A hora ideal para fazer isso é cedo, de preferência na fase da papinha – alerta a endocrinologista.

Nessa fase da vida, a melhor dica para os jovens papais e mamães é evitar dar a papinha para as crianças na frente da TV, principalmente evitar que os pequenos comam sem prestar atenção no que estão fazendo, por mais seletivos e difíceis de aceitar a comida que eles possam ser.

– Quando condicionados a comer assistindo desenhos ou outros programas infantis, eles passam a comer somente dessa forma, sem prestar atenção. Sem saborear ou se darem conta do que estão comendo – avisa a diretora do Citen.

Quando os maus hábitos já estão formados 

Todos os dias, percebemos a dificuldade das pessoas mudarem seus hábitos alimentares.

– Mas nem tudo está perdido quando estamos lidando com crianças  e adolescentes, mesmo que já desorganizados do ponto de vista alimentar. Entretanto, é importante saber que com crianças e adolescentes não devemos ir com tanta sede ao pote. Precisamos entender a fase em que eles estão e os interesses deles. Muitas vezes, temos que esperar por eles, ou, outras vezes, estimular os pais a adotarem atitudes discretas e pontuais que poderão levar a mudanças suaves e progressivas”, orienta a médica.

É possível, sugere a diretora do Citen, reduzir o número de computadores espalhados pela casa e não permitir que comam nos quartos.

– Podemos também restringir os pequenos lanches e os beliscos que tiram deles a sensação de fome. Podemos alegar tudo, menos que a mudança se deve à presença do computador, pois nesse caso só conseguiremos uma reação intempestiva contrária que nos fará inimigos para sempre por estarmos contra o computador. Dessa forma, nada mais arrebatador do que a mais primitiva das sensações:a fome. Quando ela bate, não há MSN que segure a turminha plugada e eles cedem à força da necessidade de comer. É nessa hora que devemos estar a postos com uma bela refeição que seduza mais que os joguinhos eletrônicos de todos os dias – ensina a endocrinologista.

Quando abrir uma exceção

– Quando a família está reunida assistindo TV em situações especiais (por exemplo, um jogo da Copa do Mundo), concordamos que a ocasião pede pipoca, sorvete, bolinho de chuva, sucos e muitas outras guloseimas. Mas podemos fazer isso também no intervalo do filme ou do jogo, sentados à mesa, comendo e convesando amenidades – recomenda Ellen Paiva.

Fonte: MW Consultoria.



É por isso pessoal que temos que mudar e voltar a moldar nos velhos hábitos transformando-os em novos. Eu ontem na hora do almoço reclamei com o meu marido dizendo para ele desligar a TV (nós temos televisor na cozinha) e ele ficou chateado, dizendo que podíamos vender as tvs porque já que não podia assistir...enfim, e olhem que eu nem tinha lido algo a respeito disso. Mas, sei lá, senti uma necessidade de estar ali sem o barulho da tv, para poder conversar com meu esposo, mas o que consegui foi só silêncio e aborrecimento, infelizmente...só que eu já disse que vou tirar o televisor da cozinha ( o meu esposo quando está em casa, está sempre na tv ou no computador e eu quero tirar este hábito da minha casa ) vou voltar a remodelar a casa e em breve cortarei o mal pela raiz. rsrsrsrs

Vou usar aqui uma citação de uma amiga que eu adorei...



"Quero desfrutar melhor o alimento. Quero deixar de ser gorda e Gourmand para ser magra e Gourmet.

OBS: Gourmet é uma pessoa que sabe escolher e apreciar a comida. É aquela pessoa que se interessa pelo que come, que lê, que se informa, que pesquisa. O verdadeiro gourmet aprecia o ritual, o requinte na elaboração e apresentação dos pratos, a seqüência de normas e regras no serviço - enfim, o conjunto de ações que transformam o ato cotidiano de se alimentar em uma ocasião especial. Não se nasce gourmet, se transforma em um através de experiência, gosto e aptidão. O gourmet é um curioso por definição, ele quer conhecer, descobrir novos sabores e sensações.
O Gourmand aprecia o que come, mas aprecia mais pela quantidade do que pela qualidade, deixa de apreciar nuances e detalhes."


By Andreia - Blog Tanta coisa me interessa.


2 comentários:

Andreia disse...

Oi querida, que blog legal! Tantas coisas!Adorei!Estou te seguindo. Amei saber que vc tem uma gatinha, eu tb tenho 2 gatinhos que são meus filhos peludinhos.
Obrigada pela sua visita lá no meu cantinho, ainda estou aprendendo a usar as ferramentas de um blog. Um dia consigo que o meu fique bacana como o seu.
Fico feliz que minha citação tenha inspirado vc, realmente não é fácil mudar este mau hábito.
Hj mesmo eu já tive que fazer um esforço extra para não fazer nada além de comer durante a refeição. Vamos treinando!
Super beijo

Simone Domingues disse...

amiga lindaaa,

realmente comer em frente a tv ou do comp e um habito terrível mas confesso que de vem em quando me pego ainda fazendo isso kkkkk
gatona como vc esta indo?? espero que bem continue firme amiga, vc vai vencer essa batalha
beijossssssss

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015