12.3.14

|beauty icon| Jodie Foster #1






Hoje começo uma nova rubrica aqui no blog, onde irei buscar informações sobre "ícones de beleza" que marcaram as nossas vidas no passado e que de alguma forma se reflete atualmente. 
Os ícones serão homens e mulheres, no contexto no qual estão ou estiveram inseridos, o seu trabalho e o porquê de serem considerados um ícone.

Com isso não quero condicionar nada, é apenas uma opinião e os motivos pelos quais esta pode ser sim uma personalidade que marcou uma geração ou até muitas.
E para começar, escolhi a Jodie Foster.

Alicia Christian Foster (nome artístico: Jodie Foster; Los Angeles, 19 de novembro de 1962), é uma premiada atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, vencedora de dois Oscares como melhor atriz. É formada em Literatura pela Universidade de Yale.

Jodie começou a sua vida artística com anúncios de televisão para a Coppertone aos três anos de idade e, durante a infância, fez diversos papéis em séries de televisão e filmes infantis da Disney.

Aos treze anos, fazendo o papel da prostituta adolescente Íris Steensma no filme Taxi Driver, de Martin Scorsese, contracenando com Robert De Niro, Jodie alcançou fama mundial com o sucesso do filme e com uma indicação ao Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária). Poucos anos depois, a tentativa de assassinato do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, baleado por um psicopata chamado John Hinckley, lhe causaria um grave conflito emocional e psicológico, com a revelação feita por Hinckley de que o ato visava chamar a atenção de Jodie, por quem era platonicamente apaixonado e a quem seguia de longe há meses no campus da Universidade de Yale, onde ela estudava, e que havia assistido Taxi Driver por mais de quarenta vezes apenas para vê-la na tela.

Ao contrário de atrizes mirins que tiveram grande popularidade e sucesso na infância, sem conseguir o mesmo após a transição para a vida adulta, como Shirley Temple e Tatum O'Neal, Jodie estabeleceu-se no mundo do cinema de Hollywood alcançando o primeiro grande momento como atriz adulta em 1988, ao ganhar o oscar de melhor atriz pelo filme The Accused, no qual representava Sarah Tobias, garota liberal que, estuprada em um bar, lutava pela condenação dos acusados.

O grande momento da carreira, entretanto, viria em 1991, ao conquistar o segundo Oscar como a agente do FBI Clarice Starling no sucesso The Silence of the Lambs , no qual contracenou com Anthony Hopkins, que também ganharia o Oscar de melhor ator (o filme também levou o prêmio de melhor filme e melhor diretor).

Jodie Foster ainda encenou Sommersby, Nell, Contact e Panic Room, entre outros trabalhos dos quais também foi produtora e diretora. Seu trabalho em Contact, baseado no best-seller do astrônomo Carl Sagan, lhe rendeu uma homenagem da comunidade científica, que batizou um asteroide de 17744 Jodiefoster.

Nos últimos anos, Jodie Foster tem cada vez mais intercalado o trabalho de atriz com o de produtora - que ela estreou em Nell, de 1994 - e lhe permitiu fundar sua própria companhia de produção cinematográfica em Los Angeles, a Egg Pictures.

Em 2007 assumiu publicamente sua homossexualidade e a relação com Cidney Bernard, sua companheira havia 14 anos.
Jodie Foster tem dois filhos Charles, (nascido em 1998), e Kit (nascido em 2001), mas a paternidade dos filhos nunca foi revelada publicamente. Em 2013 a imprensa internacional especula que seja Mel Gibson o pai dos filhos. Foster prometeu revelar a verdadeira identidade do pai dos dois filhos quando ambos completarem 21 anos.
fonte: wikipédia

Lembro perfeitamente de ver os filmes desta atriz vezes sem conta na TV durante a minha infância e adolescência, o Silêncio dos Inocentes foi sem dúvida o mais marcante. Um recente que adorei ver foi The Beaver com o Mel Gibson, onde mostra além da incrível interpretação do Mel, a tremenda força de uma esposa que precisa lidar com a depressão do marido e ajudar também os filhos.
Além deste, ela também fez o Elysium, que eu não assisti, mas que já li que recebeu boas críticas.

A Jodie Foster tem a idade da minha mãe e continua incrivelmente bonita, o que não se pode dizer de muitas atrizes daquela geração, pode-se dizer que está a "envelhecer bem". 
O estilo de Jodie é sóbrio e refinado, usa um corte de cabelo entre o chanel e algo na altura do ombro com franja repicado. Usa maquiagem em tons clássicos, entre o chocolate e o taupe, delineador de olhos e batons com tons claros. É sem dúvida uma senhora com classe e que sabe dar valor à tudo o que conquistou com o seu trabalho, e tenho sempre a sensação de é muito simples e "pé no chão", por isso merece estar no Be.You.Tiful hoje.

E vocês? O que acharam da nova rubrica? O que acham da Jodie Foster?

Com carinho,

Clênia Daniel.



1 comentário:

  1. Olá Clenia, simplesmente adorei esta nova rubrica e começou com uma das atrizes que mais gosto! Admiro o profissionalismo e a beleza desta atriz, já vi praticamente todos os filmes em que ela entrou!
    Parabéns pela nova rubrica!

    ResponderEliminar

Política de moderação de comentários:
A legislação portuguesa prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogger pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceites comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.