Quando colocou-se diante de mim a possibilidade de cortar o pão para conseguir emagrecer, pensei duas coisas naquele momento: - Não vou conseguir manter um estilo de vida sem a presença do pão, pois sou apaixonada pelo café da manhã e ele sempre esteve presente. O outro pensamento foi, - Tenho que encontrar alternativas saudáveis e momentos corretos para consumir o meu pãozinho. Afinal, padaria sempre foi um negócio de família e sendo criada no meio, era impossível não apreciar este alimento.
Depois da questão respondida, na minha cabeça teimosa, eu tinha que encontrar a receita perfeita, sem farinha de trigo e sem os conservantes e aditivos que só inundam o nosso organismo de químicos, sem falar que baralham as nossas hormonas (deixando-nos meio malucas!) sem que saibamos bem o porquê.
A verdade do pão de farinha de trigo integral, é que ainda não consegui um pão "em condições" que não ficasse como um calhau, mas lá chegarei e logo que consiga partilharei convosco.
Agora falando do Pão de Banana que veio para a minha vida, depois da decisão de cortar o pão normal vendido nas padarias (o que não invalida uma ida à padaria, de vez em quando para comer um pão da avó). A questão aqui é o saudável ser o "pão nosso de cada dia" e não a exceção.
Carregado de proteína vinda do iogurte grego, ovos, whey que uso no pós-treino, este pão deixa qualquer pessoa super satisfeita e não causa aquele efeito rebote, que o pão branco (farinha branca refinada) faz sentir, dando quase que imediatamente vontade de comer novamente, ou seja, não satisfaz plenamente. Aqui a história é outra, você sente-se satisfeita, embora psicologicamente tenha vontade de comer o pão todo, só porque é pão!
Banana Bread Recipe
Farinha:
375g de aveia integral (flocos grossos)
35g de whey protein
Modo de preparo: Aqui fazemos a nossa própria farinha!
Use o robot de cozinha e triture tudo até que os ingredientes fiquem com aspecto de farinha não muito fina.
Massa:
2 bananas
2 ovos inteiros + 1 clara
4 colheres de sopa de iogurte grego magro
1 pacote de 11g de fermento de pão desidratado
2 colheres de sopa de adoçante em pó Stevia ( eu uso da marca Sweet Like Sugar - foi o único que não deixou aquele sabor meio esquisito nas minhas receitas, os outros parecem remédio ).
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Preparo:
Junte à farinha que acabamos de fazer no robot de cozinha, todos os ingredientes citados no tópico "massa" sem ordem.
Triture tudo por alguns segundos. Ao abrir a tampa verá uma massa com consistência de massa de bolo e algumas bolhinhas.
Pré-aqueça o forno à 180 ºC.
Numa forma para pão retangular coloque a massa direto, sem untar previamente ( se a forma for de silicone). Se a sua forma for de metal, deve untar uma folha de papel vegetal com óleo de coco e forrar a forma antes de despejar a massa lá dentro.
Feito isso, decore o seu pão como quiser.
Eu desta última vez "polvilhei" grãos de aveia, sementes de girassol, chia e canela em pó. Mas, já decorei com rodelas de banana e canela. Tudo vai do gosto de cada um e da sua vontade, ou até como quer que o pão fique depois de assado.
Se colocar ingredientes secos, o pão ficará mais sequinho, mas se usar ingredientes úmidos como a banana, ela irá caramelizar e o seu pão ficará mais molhadinho.
Coloque a forma no forno e asse por 40 minutos à 180ºC.
P.S.:
Usando a forma de metal: Cubra a forma com papel alumínio durante 30 minutos, senão a parte de cima ficará muito queimada rápido. Faltando 10 minutos para acabar a cozedura, retire o papel e deixe dourar até que fique com uma cor que goste muito.
Usando uma forma de silicone: Não precisará cobrir ou sequer abrir o forno durante todo o processo.
Rende: 12 fatias
Calorias: 102 calorias por fatia.
Tempo: 10 minutos (preparo) + 40 de cozedura = 50 minutos
Faça como preferir e aproveite! Este pão fica com uma crosta por fora e macio por dentro.
Nunca esqueça que esta receita, embora saudável e deliciosa, é densa em conteúdo calórico. Por isso, se quiser emagrecer, deve ser ponderada na hora de saborear as suas fatias de pão.
O meu conselho para quem anda na luta e não quer engordar, é o de "ganhar" a sua refeição com um treino prévio. Se seguir esta regra sempre, de comer este tipo de carboidratos, apenas imediatamente após o treino não precisará preocupar-se com o peso, pois o seu corpo irá gastar o que acabar de comer para repor aquilo que gastou com o exercício.
Esta receita é perfeita para receber as amigas em casa para um lanchinho ou mesmo quando a sua mãe te for visitar, será sempre uma forma de impressioná-la! Confia amiga!
Bom fim-de-semana!
1 comentário:
Boa Tarde ! Vim bordar um recadinho para você parabenizando pelo seu blog, muito lindo aqui.
É uma pedida muito saudável e parece deliciosa!!Vc é uma moça muito criativa e talentosa! Estou seguindo você para acompanhar mais seu blog e espero a sua visitinha e espero que goste! Ficarei feliz com sua visita! :)
Parabéns!
http://hildasbordados.blogspot.com.br/
⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰
Enviar um comentário