|beauty icon| Jodie Foster #1






Hoje começo uma nova rubrica aqui no blog, onde irei buscar informações sobre "ícones de beleza" que marcaram as nossas vidas no passado e que de alguma forma se reflete atualmente. 
Os ícones serão homens e mulheres, no contexto no qual estão ou estiveram inseridos, o seu trabalho e o porquê de serem considerados um ícone.

Com isso não quero condicionar nada, é apenas uma opinião e os motivos pelos quais esta pode ser sim uma personalidade que marcou uma geração ou até muitas.
E para começar, escolhi a Jodie Foster.

Alicia Christian Foster (nome artístico: Jodie Foster; Los Angeles, 19 de novembro de 1962), é uma premiada atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, vencedora de dois Oscares como melhor atriz. É formada em Literatura pela Universidade de Yale.

Jodie começou a sua vida artística com anúncios de televisão para a Coppertone aos três anos de idade e, durante a infância, fez diversos papéis em séries de televisão e filmes infantis da Disney.

Aos treze anos, fazendo o papel da prostituta adolescente Íris Steensma no filme Taxi Driver, de Martin Scorsese, contracenando com Robert De Niro, Jodie alcançou fama mundial com o sucesso do filme e com uma indicação ao Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária). Poucos anos depois, a tentativa de assassinato do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, baleado por um psicopata chamado John Hinckley, lhe causaria um grave conflito emocional e psicológico, com a revelação feita por Hinckley de que o ato visava chamar a atenção de Jodie, por quem era platonicamente apaixonado e a quem seguia de longe há meses no campus da Universidade de Yale, onde ela estudava, e que havia assistido Taxi Driver por mais de quarenta vezes apenas para vê-la na tela.

Ao contrário de atrizes mirins que tiveram grande popularidade e sucesso na infância, sem conseguir o mesmo após a transição para a vida adulta, como Shirley Temple e Tatum O'Neal, Jodie estabeleceu-se no mundo do cinema de Hollywood alcançando o primeiro grande momento como atriz adulta em 1988, ao ganhar o oscar de melhor atriz pelo filme The Accused, no qual representava Sarah Tobias, garota liberal que, estuprada em um bar, lutava pela condenação dos acusados.

O grande momento da carreira, entretanto, viria em 1991, ao conquistar o segundo Oscar como a agente do FBI Clarice Starling no sucesso The Silence of the Lambs , no qual contracenou com Anthony Hopkins, que também ganharia o Oscar de melhor ator (o filme também levou o prêmio de melhor filme e melhor diretor).

Jodie Foster ainda encenou Sommersby, Nell, Contact e Panic Room, entre outros trabalhos dos quais também foi produtora e diretora. Seu trabalho em Contact, baseado no best-seller do astrônomo Carl Sagan, lhe rendeu uma homenagem da comunidade científica, que batizou um asteroide de 17744 Jodiefoster.

Nos últimos anos, Jodie Foster tem cada vez mais intercalado o trabalho de atriz com o de produtora - que ela estreou em Nell, de 1994 - e lhe permitiu fundar sua própria companhia de produção cinematográfica em Los Angeles, a Egg Pictures.

Em 2007 assumiu publicamente sua homossexualidade e a relação com Cidney Bernard, sua companheira havia 14 anos.
Jodie Foster tem dois filhos Charles, (nascido em 1998), e Kit (nascido em 2001), mas a paternidade dos filhos nunca foi revelada publicamente. Em 2013 a imprensa internacional especula que seja Mel Gibson o pai dos filhos. Foster prometeu revelar a verdadeira identidade do pai dos dois filhos quando ambos completarem 21 anos.
fonte: wikipédia

Lembro perfeitamente de ver os filmes desta atriz vezes sem conta na TV durante a minha infância e adolescência, o Silêncio dos Inocentes foi sem dúvida o mais marcante. Um recente que adorei ver foi The Beaver com o Mel Gibson, onde mostra além da incrível interpretação do Mel, a tremenda força de uma esposa que precisa lidar com a depressão do marido e ajudar também os filhos.
Além deste, ela também fez o Elysium, que eu não assisti, mas que já li que recebeu boas críticas.

A Jodie Foster tem a idade da minha mãe e continua incrivelmente bonita, o que não se pode dizer de muitas atrizes daquela geração, pode-se dizer que está a "envelhecer bem". 
O estilo de Jodie é sóbrio e refinado, usa um corte de cabelo entre o chanel e algo na altura do ombro com franja repicado. Usa maquiagem em tons clássicos, entre o chocolate e o taupe, delineador de olhos e batons com tons claros. É sem dúvida uma senhora com classe e que sabe dar valor à tudo o que conquistou com o seu trabalho, e tenho sempre a sensação de é muito simples e "pé no chão", por isso merece estar no Be.You.Tiful hoje.

E vocês? O que acharam da nova rubrica? O que acham da Jodie Foster?

Com carinho,

Clênia Daniel.



1 comentário:

felicidade-35 disse...

Olá Clenia, simplesmente adorei esta nova rubrica e começou com uma das atrizes que mais gosto! Admiro o profissionalismo e a beleza desta atriz, já vi praticamente todos os filmes em que ela entrou!
Parabéns pela nova rubrica!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015