| Sobremesa Especial | Tiramisú por Be Nice Make a Cake

A minha sobremesa preferida é esta, tiramisù. Já tinha uma receita no blog, perdoem-me por repetir, mas não resisti a fazer mais uma das muitas versões. (Este fiz na passagem de ano.) E resolvi trazer como sugestão para este Valentine's Day, de tão delicioso que é.
Escrevi a lista dos ingredientes que me faltavam, comprei e quando cheguei a casa percebi que tinha comprado por engano mascarpone de chocolate. Depois de resmungar por 5 segundos, resolvi na mesma arriscar.
Aqui fica a receita, podem fazer com mascarpone normal : )

500ml de café (eu usei café em pó dissolvido em água a ferver, mas pode usar 2 cápsulas de máquina)
3 colheres de sopa de vinho do porto (café) + 5 colheres de sopa (creme mascarpone)
5 ovos 
80g de açúcar (usei açúcar baunilhado)
500g de mascarpone de chocolate
200g de biscoistos de champanhe (de boa qualidade)

Bata as gemas. Adicione o açúcar e continue a bater até ficar com uma cor clara. Junte as 5 colheres de sopa de vinho do Porto e bata por mais 1 minutos. Com cuidado adicione o mascarpone e bata com velocidade média até obter uma mistura cremosa. Reserve.
À parte, bata apenas, metade das claras com um pouco de sal, até ficarem em castelo. Envolva no creme de mascarpone.

Escolha uma taça média ou várias individuais para servir o tiramisù. Misture o café com 3 colheres de vinho do Porto numa tigela grande e molhe os biscoitos um a um, não deixe que fiquem demasiado ensopados. Coloque-os na taça de servir. Espalhe o creme de mascaspone sobre os biscoitos, até ficarem completamente submersos e alise a superfície de creme. Faça outra camada igual.

Leve ao frigorífico antes de servir (no mínimo por 4 horas, eu fiz de um dia para o outro). Na altura de servir, feche os olhos enquanto saboreia e ouve esta música (é mágica).


Nota: se conseguir encontrar Vin Santo, substitua pelo vinho do Porto.
Adaptado da Mafalda Pinto Leite!

Be Nice* and Happy Valentine's Day.
Photography and Recipe: Rosa Cardoso 

Visitem o blog Be Nice Make a Cake da Rosa Cardoso, que é uma querida e tem fotografias maravilhosas e receitas de sonho. Sigam também o trabalho dela nas redes sociais!
Obrigada minha querida!

Com carinho,

Clênia Daniel.

3 comentários:

Verónica Alfaia disse...

Que delicia!!! Fiquei com água na boca :) Beijinhos

melody disse...

Aiii que tentação. Aprendi a fazer tiramisu quando vivi em Itália. Uma das minhas flatmates era francesa e ensinou-me a fazer o melhor tiramisú ever! :) Que aspecto deliciosooo! Nham nham! *

Cátia Alves disse...

aiii que fiquei cheia de vontade de comer :D
segui o teu blog :)
beijinhos

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015