Carnaval

Adoro carnaval! Sempre comemorei, sempre me diverti, tenho memórias muito boas dos antigos carnavais. Hoje não aprecio aquilo que tenho aqui, porque não se compara, porque a animação não é a mesma, porque faltam-me os amigos e familiares para poder me divertir a valer.
Lembro que na rua da casa da minha avó passavam uns moços mascarados, os chamados "Ala ursa" pedindo dinheiro e batendo em latas velhas, nós lhes dávamos moedas e lá iam eles juntar algum para um carnaval repartido, eram crianças e às vezes adolescentes, mas quando ouvíamos o barulho das latas lá íamos nós para a rua vê-los passar.
Nunca fui ver um carnaval glamour no Rio de Janeiro ou em São Paulo, aliás nunca lá estive, mas aquele tipo de carnaval para mim sempre foi para ver na televisão, porque nunca tive condições de lá por os pés e gostava igualmente de assistir aos desfiles. Nunca estive na Bahia para brincar o carnaval atrás do trio elétrico, embora esse seja o tipo de comemoração carnavalesca que mais aprecio, sempre foi um carnaval um bocado elitista, porque é caro comprar um abadá para entrar em um bloco, é caro comprar um camarote para ver os artistas de perto, é caro viajar até a Bahia e ficar hospedado lá durante toda àquela semana.

Já participei de outros festivais, não na Bahia, mas em Recife, em Campina Grande, já saí em blocos de carnaval, mas sobretudo os carnavais para mim passavam-se a ir para a praia tomar sol, almoçar na casa da minha avó, ver os desfiles das escolas de samba na tv e pouco mais do que isso. Lembro de ir ver o bloco das Muriçocas do Miramar, que é grátis nas ruas da cidade e que arrasta milhares de pessoas, é muito divertido, sempre gostei muito. Lembro de ir ver o bloco das Virgens de Tambaú, onde os homens vestem-se de mulher e vice-versa, é outro muito divertido porque alguns homens esforçam-se mesmo para usar um salto, usam maquilhagem exagerada e até fazem figuras tristes em nome da diversão. Verdade seja dita, temos que ter cuidado, porque assim como vão muitas pessoas se divertir, vão também muitas pessoas se aproveitar das outras para roubar e fazer o mal, temos que estar muito atentos a tudo. Mas, é muito bom brincar carnaval, cantar músicas legais, não necessariamente beber ou drogar-se como muitos fazem e usam o carnaval como desculpa para extrapolar.

Hoje com uma vida mais calma e em outro ambiente, deixei de lado esse tipo de comemoração, porque sou radical e penso sempre que se não é da forma como conheci, prefiro deixar-me estar. Eu olho para as comemorações daqui e até aprecio, acho fixe que se esforcem para fazer algo bonito, mas não consigo me sentir motivada, parece uma batida errada do coração sabem...é como se não combinasse, já tentei, juro! Já fui a Ovar ver as escolas de samba e até achei muito giro aquilo tudo, mas vi pernas a trocarem o passo, não vi os risos e as marchinhas que tanto gosto.
Sabem aquela coisa de dizerem que o melhor vinho é o do Porto? Concordo plenamente e esse título para mim ninguém lhes tira, mas não há melhor carnaval do que o do Brasil e isso ninguém me tira.

Bom Carnaval à todos!!!

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015