Porque dificultamos o nosso emagrecimento?



Oi gente!

Falar de emagrecimento para mim ja foi algo muito dificil mas, aprendi que a primeira regra de quem quer realmente emagrecer saudavelmente eh assumir que ta gorda, isso mesmo, porque antes de pensar em emagrecer eu olhava para o espelho e pronto! via que as minhas roupas não ficavam assim tão bem ou olhava para a barriga e entendia que tinha ali a banha neh mas, pensava: -Ah! eu perco isso facilmente. Eu não sabia como nem quando mas, não me preocupava, não olhava para mim como alguem que precisava perder peso, não assumia que estava demais...ahhh mas, eu fugia da balança, não ia la sabe, por isso que eu acho que tinha medo de encarar a verdade. E esse eh o pior erro, querer se enganar, eh claro que tem gente que diz que ta muito bem mais cheinha e tal, não sei se acredito principalmente se esse peso são mais de 20 quilos pois, isso ja começa a prejudicar muito a saude e isso nem de longe eh algo bom.
Bem, gente achei uma materia super boa e esclarecedora sobre os motivos que encontramos para dificultar o nosso emagrecimento e porque eu digo "motivos", digo isso porque somos nos, são as nossas escolhas que nos fazem engordar ou emagrecer, excetos casos de doença e tal, mas em geral não somos doentes ok? por isso, temos que partir do principio que, nos eh que buscamos os obstaculos para não emagrecer e que de regra são emocionais. Quais os sentimentos que você ja "comeu" hoje? Gente, temos que aprender a lidar com as nossas emoções e desvincular isso da nossa alimentação, entendam que temos que nos alimentar para que o nosso corpo seja saudavel e para que possamos viver o maximo que pudermos, não use a comida como uma fonte de prazer...eu sei que de vez em quando eh bom, mas o nosso corpo não responde a isso, não estah adaptado para processar 18 quilos de açucar branco por ano, que eh o que nos comemos em um ano em doces e afins, dai você pensa...mas, eu não como 18 kg de açucar branco, que doce engano! Você come esse açucar todo quando toma litros de refrigerante, quando como aquele bolinho, aquela cobertura de chocolate, quando coloca aquela colherzinha de açucar no cafe, enfim gente...cuidado com os enganos ok?
Leiam a materia que eh muito legal ta? vocês vão gostar.

Aspectos emocionais do emagrecimento, Araguaina, Tocantins

"Para reduzir o peso e manter o compromisso com a dieta para emagrecer, além dos cuidados com a alimentação, os interessados devem ser orientados também sobre os aspectos psicológicos. Pois eles desencadeiam o impulso ou a rejeição dos regimes. Entenda o que significa "a dieta das emoções", o artigo trata de motivação e equilíbrio emocional.

Já está comprovado que a perda de peso deve ser a conseqüência de um processo que engloba mudanças internas e externas. Isso quer dizer que só o fato de restringir a alimentação pode em um primeiro momento levar a perda de peso, porém o sucesso da reeducação alimentar está na manutenção da vida saudável. Antes de tudo devemos analisar se é realmente necessária esta restrição e o profissional de saúde é quem está apto a responder. Uma diferenciação importante a ser feita é se estamos falando de obesidade, uma imagem corporal que nos desagrada ou mesmo um transtorno alimentar.
Partindo do ponto em que há uma orientação para a perda de peso, devemos nos preocupar então em como fazer isso de forma a evitar o famoso "efeito sanfona" que é a recuperação do peso perdido e que traz riscos físicos e psicológicos como a desmotivação e baixa auto-estima.
Acredito que a MOTIVAÇÃO seja um dos mais importantes aspectos envolvidos na reeducação alimentar independente de quantos quilos devem ser eliminados. Algumas perguntas podem ser feitas como:Este é o melhor momento para eu iniciar um processo de transformação? Tenho os recursos disponíveis como tempo, dinheiro e suporte emocional?  Se a resposta for positiva mãos a obra!!!
Os aspectos emocionais que dificultam o emagrecimento ou mesmo auxiliam no ganho de peso são individuais, mas me refiro em especial à depressão, ansiedade, transtornos alimentares e abusos de substâncias como álcool e outras drogas além de situações como parar de fumar e estar sob grande estresse também são comprovadamente mais difíceis para quem está pensando em emagrecer.
Assim o tratamento não pode ser de um profissional só. Se o ganho de peso não tem uma causa única a sua eliminação também requer um trabalho em equipe. Orientação médica, nutricional, atividades físicas e suporte psicológico são fundamentais.

A Dieta das Emoções

Dietas milagrosas não existem, mas deixar de "engolir sapos" já vale uma grande redução calórica. Identificar quais sentimentos estamos "comendo" junto a cada refeição faz parte da reeducação alimentar.
A dieta ideal é a "dieta doequilíbrio e do respeito" e isso vale para todas as situações da nossa vida.Manter um equilíbrio entre o que ganhamos e gastamos vale tanto para as calorias como para a conta no banco.
Assim devemos buscar uma melhor qualidade de vida e não apenas um número X de manequim ou na balança. O peso ideal é individual e devemos respeitar nossa herança genética e social.
O grande segredo de quem consegue esta mudança de estilo de vida é a MOTIVAÇÃO. Manter a motivação requer um esforço constante. E estar motivado é assumir um compromisso com você mesmo e sua saúde, assumir que resultados rápidos e milagrosos não existem e tolerar mudanças no estilo de vida, hábitos alimentares e atividades físicas não sãofáceis pra todo mundo. Várias podem ser as causas da falta de motivação e isso também é uma questão individual.
Alguns recursos podem ser utilizados como comer em intervalos regulares, mastigar bem a comida, curtir o momento da refeição descobrindo seus aromas e sabores, beber água durante o dia e o mais importante e normalmente mais esquecido que é nos observar. Sim, você já reparou na forma que você come e o que come?
É seguindo esta orientação que uma nova dieta está na moda, anotar em um diário o que comemos não faz emagrecer,ter consciência do que, quanto, onde, e os aspectos emocionais do que comemos é que auxilia em reduzir e modificar o nosso padrão alimentar.
Quanto ao apoio psicológico ele não tem a intenção de emagrecer, mas de ajudar a levar uma vida mais leve,problemas cotidianos podem fazer o dia a dia muitas vezes pesado e "engolirsapo" pode ser o prato mais calórico do dia."



Fonte: Webartigos.com


Beijos! e ate breve.

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015