1.4.16

Are You Living in The Present?



Pode parecer estranho mas, embora estejamos constantemente no tempo presente, passamos imenso tempo das nossas vidas a pensar no passado e no futuro, sem realmente aproveitar o agora, e foi pensando nisso que decidi questionar-vos sobre isso.

Que tal colocarmo-nos numa situação específica: Imagine-se num fim de tarde, num café, a apreciar uma chávena do seu chá favorito, com uma bela vista de onde está sentada e com algum tempo disponível para apreciar tudo isso. No entanto, perde-se o momento, pois embora esteja de frente para a bela vista e o sol está quase a se pôr, você está a lembrar do que disse a meio da tarde àquele colega de trabalho, ou quem sabe, até está preocupada com a repercussão da sua atitude perante determinado assunto, ou quem sabe está a considerar mudar de emprego, até algo menos stressante quem sabe...e por aí vai.

Acompanhada ou não, não raro, ocupamos a nossa mente com uma porção de pensamentos aleatórios, soltos e que não acrescentam nada ao momento que estamos vivendo, por isso é importante aprendermos alguma coisa com a arte de viver como forma de de-stressar. Então aqui ficam minhas dicas:


  1. Viva o presente!

  • Comece a prestar atenção aos seus pensamentos
  • Conscientemente escolha àqueles pensamentos que são mais benéficos para si
  • Direcione a sua atenção para o que realmente importa
Depois de começar a pensar no agora, tomamos consciência que ganhamos com isso alguns benefícios, que antes nem imaginávamos que poderíamos usufruir, como:



  1.  
  2. Ganhe mais tempo - Sim! A frase que sempre ouço as pessoas com quem convivo me dizerem é, não tenho tempo, ou melhor, "não tenho vagar". Até acredito que ocupando a sua vida com tanta coisa ao mesmo tempo e que muitas vezes não tem nada haver consigo, realmente, esteja demasiado ocupado para viver a sua própria vida. Então, quando começa a exercitar a sua mente a focar no agora e começa a escolher cada momento que quer realmente viver - #nomorefretes , você vai começar a ver onde está perdendo tempo e, se quiser, terá muito mais momentos de qualidade quando começar a selecionar isso e consequentemente, muito mais tempo para si.
  3. Seja grato - Quando trazemos o nossos pensamentos para a realidade que estamos a viver agora, começamos a ter consciência de que estamos saciados, vestidos, não nos falta nada e que até estamos bem, daí concluimos sem grandes esforços o quanto somos privilegiados pela vida que temos, independente das dificuldades, e que estas muitas vezes, são fases da nossa aprendizagem.
  4. Coisas Simples Fazem-nos Felizes - Desapegamos tanto do ter e aprendemos a dar valor ao ser, aos momentos únicos, aos encontros, aos sorrisos e a tudo o que realmente enche o nosso coração de gratidão.
  5. Auto-Confiança - É incrível que só quando somos colocados à prova é que descobrimos o quanto somos auto-confiantes ou não, mas isso tem haver com trabalho de base feito diariamente no nosso interior. Pois cotidianamente somos "avaliados", são questionadas as nossas competências e é nesse exercício diário, onde revemos os nossos conceitos e as nossas aptidões, que tentando melhorá-las e acabamos por tomar consciência das nossas capacidades, sem nos deixarmos afetar pelo que os outros dizem. E quando, estamos realmente presentes, acabamos por avaliar o momento e concluir que não temos que correr a sete pés dali, que temos algo a dizer e a oferecer para o outro, e quando o fazemos uma onda de alegria toma conta de nós de tal maneira que é impossível não apreciar e crescer interiormente diante de tal situação.
  6. Capacidade de lidar com o Stress e dar mais de Si - Este treino mental e o tal controle das emoções fortalece o nosso ser, e com isso, facilmente aprendemos a controlar as situações a nosso favor, levando as nossas capacidades para outro nível que nem imaginávamos conseguir.
Ao mentalizar estas diretrizes e trazer isso para o nosso dia-a-dia, conseguimos lidar muito mais facilmente com o nosso tempo, buscando mais momentos de bem-estar do que aqueles que vivemos neste preciso momento. 



Por isso, se quer mudança na sua vida, comece por si. Pois é importante aprender que " o amor, a alegria, a paz e todos os sentimentos que tanto aprecia e deseja viver não te leva a lado nenhum, faz você querer ficar...", basta que com isso aprenda a criar o ambiente ideal onde possa vivê-los intensamente.




fotos: pinterest

4 comentários:

  1. Tão bom saber que trouxe algo que bom para si Daniela! Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Preciso ler este post todos os dias até interiorizar estes conselhos. Obrigada! Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Oww minha querida Li! É assim mesmo. Devemos incluir este tipo de atitude, pensamentos e hábitos na nossa rotina até que estejam interiorizados e possamos agir neste sentido em nosso benefício.
    É um exercício e uma forma diferente de ver as coisas. Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar

Política de moderação de comentários:
A legislação portuguesa prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogger pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceites comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.