Há duas semanas que subia na balança e esta andava a gozar com a minha cara, malandra! O peso continuava o mesmo e por vezes até aumentava - Ohhh shit!
Isso só acontece quando algumas variáveis no nosso dia a dia não se alteram e o nosso corpo, super inteligente e adaptável, faz os seus ajustes e entra em modo de "estou confortável assim, deixe como está que está bom" ou, "já que quer me fazer passar fome again, vou guardar que é para você aprender"!
Falando de forma simples é assim, mas o que acontece lá dentro, é que o nosso corpo não é uma máquina de queimar gordura e depois de algum tempo o exercício deixa de ter o impacto inicial e a alimentação acaba por deixar-nos estagnados, ou mesmo por fazer exercício demais, comer demasiado ou de menos, como também dormir pouco.
Quando isso aconteceu a primeira vez fiquei desesperada, desmotivada e chorava porque não entendia, nem sabia o que fazer, pois teoricamente estava fazendo tudo bem e o meu corpo não estava respondendo, e porquê? Eu não sabia, agora sei.
Entre erros e acertos a conclusão é esta, tome nota se quer continuar a emagrecer:
- Mude a alimentação, mas não crie déficit porque isso prejudica a queima de gordura, ou seja, se você está como todo o gás e está tudo bem, normalmente vai pensar em reduzir a comida para aumentar a queima - NOT! Não faça isso! O seu corpo vai parar de queimar porque não estará perfeitamente nutrido para continuar a queimar gordura e ainda a suprir todas as suas funções vitais. Ele não consegue, então entra em modo de sobrevivência e dá prioridade aos funcionamento do organismo.
- Seja consistente nos exercícios! É importante! Mesmo sem o ponteiro da balança descer, você mantém o metabolismo a funcionar em condições. Mas, mude a intensidade, ou aumente as repetições dentro do mesmo tempo.
- Se faz exercícios de alta intensidade, mantenha, mas mude o tipo de exercício em si. Se não faz, comece a fazer porque o seu corpo precisa ser desafiado diariamente ( aumente o seu batimento cardíaco! ) Confie na capacidade do seu corpo e dê tudo de si naqueles 15 minutinhos.
- Você só precisa de 15-20 minutos por dia de treinos com alta intensidade! Parece pouco, mas não é, se você estiver perfeitamente concentrado nos movimentos que está a executar, na sua respiração, no controle de tudo e a dar o seu máximo até o fim deste tempo. Afinal, são só 15 minutos a dá-lhe forte!!! Você verá resultados em pouco tempo de mudança. Foco!
- Mantenha-se hidratado! Parece balela mas, para emagrecer você tem que manter o seu organismo a todo o vapor e a água é o principal componente.
Agora como saí pela 2ª vez do tal Fitness Plateau? Pesei-me e nada do ponteiro baixar, então, nos 2 dias seguintes, fiz isso.
Ahhh como eu sei que aquele alimento é denso de nutrientes, e não cheio de calorias e pobre de nutrientes? Fácil!
Se o seu gasto calórico diário é de 1500 calorias ( sem exercício físico, só para se manter vivo ), aumente para 2000 calorias.
Mas, nada de comer bolos ok? É comida com cara de comida!
Você vai inundar o seu corpo com bons alimentos e ele vai "relaxar" e "pensar" afinal eu não preciso mais armazenar, daí no 3º dia você volta a comer as tais calorias normais para sobreviver. Ahhh como eu sei que aquele alimento é denso de nutrientes, e não cheio de calorias e pobre de nutrientes? Fácil!
Quando você olhar para o alimento, pergunte-se: De que é feita esta laranja?
Se a resposta for: por ex. Laranja.
Você está no caminho certo, pois é um alimento natural, carregado de nutrientes, tem fibra, vitamina C, betacaroteno, açúcar natural, ou seja, carboidratos bons para o seu organismo. E o mais importante, não é uma mistura para fazer surgir um novo alimento. Tem apenas 1 "ingrediente", se é que me faço entender.
Se por outro lado, você se perguntar: De que é feito este pão?
Verá que a resposta é: Farinha, leite, ovos, entre outros ingredientes cuja origem você nem sabe para quê serve, conservantes e etc. Uma mistura de ingredientes para criar um alimento que não nasce nas plantas.
Logo, esta não é uma boa escolha para o seu organismo, pois é um alimento processado, ou seja, um carboidrato simples, de rápida absorção e que necessitará de ser gasto imediatamente por si através de uma atividade física intensa (dependendo de quantas calorias ele tenha - será o tanto de calorias que terá que gastar para não acumular, como já sabe).
Assim fica fácil não fica?
Faça este exercício mental e não errará na hora de escolher aquilo que é mais saudável para o seu corpo, pois ele interpreta os alimentos diferente da forma como pensamos neles, não há sentimentalismos com comida, há simplesmente necessidade nutricional.
Faça este exercício mental e não errará na hora de escolher aquilo que é mais saudável para o seu corpo, pois ele interpreta os alimentos diferente da forma como pensamos neles, não há sentimentalismos com comida, há simplesmente necessidade nutricional.
Mas, você se perguntar - E os queijos, manteigas, leites e etc?
O meu conselho e aquilo que aplico para mim é, verifique os rótulos e mesmo que compre algo industrializado, tenha o cuidado de escolher aquele que é menos processado possível, com no máximo 3 ingredientes. É assim que escolho!
A jornada é difícil, mas eu estou nesta luta também e tudo o que vou entendendo trago para vós como gostaria de ter sabido antes, assim não passaria tanta agonia. Mas, é assim mesmo, vamos que vamos!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação portuguesa prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogger pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceites comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.